- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O coordenador de seleções de base da CBF, Branco, citou o atacante Yuri Alberto, do Corinthians, como um exemplo de renovação da Seleção Brasileira pós-Copa do Mundo no Catar. O centroavante alvinegro, vale lembrar, foi convocado pela primeira vez para o amistoso deste sábado, às 19h (de Brasília), contra o Marrocos. O tetracampeão em 1994 reforçou a confiança da entidade no jogador, de apenas 22 anos.
“Divulgamos, no ano passado, um relatório do nosso núcleo de observação. Explicamos nossos métodos e mostramos como desenvolvemos as gerações de jogadores para o futuro da Seleção. A renovação está bem encaminhada. Yuri é um exemplo. Jogador muito promissor da geração 2001, com muitas convocações na base. Acreditamos nele”, declarou Branco, em entrevista publicada pelo jornal O Globo na última sexta-feira.
Para o ex-lateral, Yuri Alberto foi se desenvolvendo desde as convocações para categorias de base da Seleção Brasileira. Branco acredita que o atacante teve bom desempenho com as camisas de Internacional e Zenit, da Rússia, antes de “mostrar todo seu potencial” no Corinthians, onde está desde junho de 2022. O tetracampeão mundial ainda revelou que a CBF preparou o centroavante para vestir a amarelinha.
“Esteve com a gente no Torneio Pré-Olímpico, em 2020, e ajudou muito o técnico André Jardine na classificação para Tóquio. Como prevíamos, foi amadurecendo, se destacou nos profissionais do Internacional, foi bem no futebol russo e agora mostra todo seu potencial no Corinthians. É um jogador que preparamos para a Seleção Brasileira”, concluiu.
Yuri Alberto deve iniciar o amistoso deste sábado, diante de Marrocos, no Estádio Ibn Batouta, em Tânger, no banco de reservas. A tendência é de que o trio de ataque da Seleção Brasileira seja formado por Rony, Rodrygo e Vinícius Júnior. Nesta manhã, a CBF divulgou a numeração dos jogadores para o duelo e o atacante do Corinthians será o dono da camisa 9.
Pelo Corinthians, Yuri Alberto acumula 38 jogos, com 15 gols e seis assistências. O centroavante chegou ao clube inicialmente por empréstimo de um ano, junto ao Zenit, mas foi adquirido em definitivo no começo de 2023, em uma troca envolvendo Robert Renan e Du Queiroz. Ele deve seguir como titular absoluto com Fernando Lázaro na sequência da temporada.
Veja mais:
CBF confirma data e horário do sorteio da terceira fase da Copa do Brasil
Atacante do Corinthians conhece numeração que vai utilizar em amistoso da Seleção Brasileira