Nesta quinta-feira, 13, o Conselho de Orientação do Corinthians se reúne para votar a aprovação de um novo regimento interno administrativo, proposto pela Comissão de Justiça do Conselho Deliberativo do clube. O documento visa estabelecer diretrizes para a conduta dos dirigentes e aumentar o controle de conformidade no Timão.
A votação foi divulgada na manhã desta quinta-feira pelo Presidente do Conselho Deliberativo do clube, Romeu Tuma Júnior, em suas redes sociais. Ele apontou que o momento conturbado do Corinthians evidencia a necessidade da aprovação do regimento interno, afirmando que o conjunto de normas ajudará a cobrar os gestores mais efetivamente – confira o texto divulgado por Tuma Júnior abaixo.
Além de Romeu Tuma Júnior, que foi um dos responsáveis pela proposta, os outros nomes que participaram da construção do regimento foram: André Moreno, Fábio Antônio Palmieri, Herói Vicente, Pedro Luis Soares e Willian Tapara de Oliveira, todos membros da Comissão de Justiça do Conselho. O documento aponta que a elaboração de um regimento interno administrativo estava prevista no artigo 145 do estatuto do clube, mas nunca foi realizada.
A Central do Timão teve acesso ao regimento proposto, que conta com 23 páginas, e tem por finalidade definir os princípios éticos, as normas de conduta e a governança que devem pautar as atividades esportivas e administrativas do clube e de todas as pessoas físicas e jurídicas que se relacionem com o Corinthians. Ou seja, as regras estabelecidas servirão como um Código de Conduta Ética para os dirigentes e demais membros da comunidade corinthiana.
De acordo com artigo 2° do regimento interno, são princípios éticos básicos do Corinthians: a dignidade, a integridade, a transparência, a esportividade, a igualdade, a sustentabilidade, a não discriminação, o respeito, o fair play e a moralidade. Qualquer ação ou omissão que caracterize afronta a um ou mais desses princípios poderá configurar infração ética, sujeita a sanção. Estão sujeitos ao regimento administrativo os associados do clube, conselheiros, diretoria, presidência e vice-presidência, atletas profissionais e amadores, comissão técnica, além de colaboradores e prestadores de serviço.
Uma ampla gama de assuntos é tratada na proposta submetida ao Cori, como por exemplo o cuidado com recursos financeiros, segurança, vedação ao favorecimento pessoal, uso de Internet e redes sociais, proteção ao patrimônio, cuidado com as informações, conflitos de interesses, proibição ao porte de armas, responsabilidade ambiental, apostas e manipulação de resultados, contratação com fornecedores, patrocinadores e parceiros, etc.
O regimento determina, entre outras coisas, que os dirigentes devem conhecer e cumprir as leis, estatutos, regulamentos e normas do clube, promovendo seus interesses com transparência, honestidade e esportividade. Eles devem cooperar com a mídia para garantir a integridade das atividades do clube, não oferecer ou aceitar comissões ou favorecimentos em contratos e abster-se de realizar negócios prejudiciais ao Corinthians. Também precisam combater atos que desmoralizem o clube e garantir a transparência na gestão financeira. A contratação de fornecedores com relações próximas a colaboradores, conselheiros e ex-empregados desligados há menos de seis meses é proibida, salvo autorização expressa do CORI.
Confira o texto publicado por Romeu Tuma Júnior:
“O momento urge-como nunca a aprovação do moderno regimento administrativo interno proposto por mim e pela Comissão de Justiça do Conselho Deliberativo. A aceitação e implantação do documento propiciará meios efetivos de cobrança dos gestores e demais atores do relacionamento com o Corinthians.
Com a parametrização de condutas, as fases do processo administrativo se cristalizarão e será muito mais efetivo o controle de conformidade. O modelo de gestão mudará de patamar. Espero que os ilustres Conselheiros membros do CORI não percam essa oportunidade única de apresentar soluções aos problemas que nos assolam, aprovando esse moderno Regimento.”
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Jogadores do Corinthians são convocados para a Seleção Brasileira Sub-15 para torneio de base
Rodrigo Garro alcança liderança em lista de atletas com mais passes para gols no Corinthians em 2024
Sub-15 do Corinthians segue treinamentos para início da segunda fase do Campeonato Paulista
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados