Na noite desta quinta-feira, 13, o Conselho de Orientação (Cori) do Corinthians se reuniu para deliberar sobre a proposta do novo regimento interno administrativo, apresentada pela Comissão de Justiça do conselho do clube. O documento visa estabelecer diretrizes para a conduta dos dirigentes e aumentar o controle de conformidade no Timão.
Na reunião, uma comissão interna do Cori, constituída para analisar o regimento, solicitou o adiamento da votação. O motivo alegado foi que a equipe precisava de mais tempo para verificar se o documento proposto por Tuma não apresenta conflitos ou redundâncias em relação ao estatuto do Corinthians. A nova votação está prevista para o mês de julho. Outra pauta debatida na reunião desta noite foi a análise do balancete financeiro do primeiro trimestre.
Além de Romeu Tuma Júnior, outros nomes que contribuíram para a elaboração do regimento interno foram: André Moreno, Fábio Antônio Palmieri, Herói Vicente, Pedro Luis Soares e Willian Tapara de Oliveira, todos membros da Comissão de Justiça do Conselho. O documento indica que a criação de um regimento interno administrativo estava prevista no artigo 145 do estatuto do clube, porém nunca foi efetivada.
A Central do Timão teve acesso ao regimento proposto, que possui 23 páginas e tem como objetivo definir os princípios éticos, as normas de conduta e a governança que devem guiar as atividades esportivas e administrativas do clube, bem como de todas as pessoas físicas e jurídicas que se relacionem com o Corinthians.
De acordo com artigo 2° do regimento interno, são princípios éticos básicos do Corinthians: a dignidade, a integridade, a transparência, a esportividade, a igualdade, a sustentabilidade, a não discriminação, o respeito, o fair play e a moralidade. Qualquer ação ou omissão que caracterize afronta a um ou mais desses princípios poderá configurar infração ética, sujeita a sanção.
Uma ampla gama de assuntos é tratada na proposta submetida ao Cori, como por exemplo o cuidado com recursos financeiros, segurança, vedação ao favorecimento pessoal, uso de Internet e redes sociais, proteção ao patrimônio, cuidado com as informações, conflitos de interesses, proibição ao porte de armas, responsabilidade ambiental, apostas e manipulação de resultados, contratação com fornecedores, patrocinadores e parceiros, etc.
O regimento proposto determina, entre outras coisas, que os dirigentes devem obedecer às leis, estatutos, regulamentos e normas do clube, agindo com transparência e honestidade. Eles devem colaborar com a mídia para garantir a integridade do clube, evitar conflitos de interesse em contratos, e assegurar a gestão financeira transparente. A contratação de fornecedores com vínculos próximos a dirigentes e colaboradores também é restrita, exceto com autorização do Cori.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Jogadores do Corinthians são convocados para a Seleção Brasileira Sub-15 para torneio de base
Rodrigo Garro alcança liderança em lista de atletas com mais passes para gols no Corinthians em 2024
Sub-15 do Corinthians segue treinamentos para início da segunda fase do Campeonato Paulista
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados