- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Um grupo de 35 conselheiros do Corinthians enviou na noite desta terça (23) ao presidente do clube, Duilio Monteiro Alves, uma carta pedindo que o time dê o exemplo e não jogue nenhum campeonato, em respeito à situação sanitária do país.
A carta ainda vai além do futebol e pede “compreensão diante da situação do país” e que o Corinthians não se faça representar em nenhuma modalidade esportiva enquanto os quadros da pandemia estiverem fora de controle.
“Em que pese a nossa situação financeira desastrosa, e tal qual as UTI do país, pré-colapsada, o Corinthians deveria dar o exemplo e não jogar nenhum campeonato nessas condições”, diz trecho da carta, que ainda faz um apelo em nome dos 300 mil mortos pela pandemia, e diz que o fato de o Corinthians entrar em campo “representa um prejuízo histórico e uma mancha na nossa trajetória”.
Antes dos conselheiros, a maior torcida organizada do clube, os Gaviões da Fiel, também se posicionou contra a presença do Corinthians em campo. Desde ontem, após a marcação do jogo para Volta Redonda, parte da Fiel torcida se manifestou contrária nas redes sociais. A hashtag #NaoJogaCorinthians foi utilizada no twitter em respostas às publicações da conta oficial do clube. Vários apelos foram feitos por torcedores, alegando que entrar em campo, no maior surto da pandemia no país, é manchar a história do clube.
Apesar disso, o Corinthians entra em campo dentro de alguns minutos para o jogo contra o Mirassol, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista.
Abaixo, leia a carta enviada a Duilio nesta terça:
São Paulo, 23 de março de 2021
Ao Sr. Duílio Monteiro Alves
Presidente da Diretoria do Sport Club Corinthians Paulista
Preocupados com o agravamento da pandemia que o país atravessa, nesse momento chegando a 300.000 mortos e, em solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos ou estão com os mesmos em hospitais lutando contra esse mal, vimos à presença do Presidente da Diretoria do Sport Club Corinthians Paulista, Sr. Duílio Monteiro Alves, manifestar nossa preocupação e discordância com a continuidade da prática de qualquer modalidade desportiva nesse momento.
A questão do enfrentamento à pandemia, não deveria sequer ser motivo de debates. Não deveria ser coisa de quem é a favor ou contra. A politização do tema foi um ato fatal para a vida de milhares de pessoas. O enfrentamento dessa crise deveria ser, antes de tudo, técnico, não motivo de aposta política.
A interrupção temporária dos campeonatos de futebol é uma necessidade sanitária. Não são apenas atletas e comissão técnica que se aglomeram e se deslocam para as partidas de futebol. A chamada “cadeia produtiva”, é composta por centenas ou até milhares de pessoas, muitas vezes precarizadas.
Em que pese a nossa situação financeira desastrosa, e tal qual as UTI do país, pré colapsada, o Corinthians deveria dar o exemplo e não jogar nenhum campeonato nessas condições.
A anuência da Presidência e da atual Diretoria com a continuidade da prática do desporto nessa situação representa um prejuízo histórico e uma mancha na nossa trajetória.
Mais do que a questão sanitária, trata-se se um exemplo, de uma sinalização do Time do Povo para toda a sociedade.
Subscrevem o texto desse manifesto os seguintes Conselheiros do Sport Club Corinthians Paulista:
Subscrevem o texto desse manifesto os seguintes Conselheiros do Sport Club Corinthians Paulista:
Ana Lucia Tomé Órfão
Arcangelo Sforcin Filho
Armando José Terreri Rossi Mendonça
Caio Mora Ribeiro
Carla Dualib Sonnewend
Carlos Ojeda
Carlos Rafael Ferreira de Castilho
Ciro Dualib Sonnewend
Edson Médice Dualib
Edson Real Dualib
Fábio Antônio Palmieri
Fábio Francisco de Albuquerque Carrenho
Fabio Luiz da Silva
Fabricio José Parras Vicentim
Felipe Moreno
Germano Augusto
Jair João de Lima
Jair Nunes
Julio Kahan Mandel
Leonardo Romanholi Filho
Levon Kessadjikian Filho
Marcelo Arone Garcia
Marcelo Mariano dos Santos
Mirella Havir
Miriam Athie
Oldano Gonçalves de Carvalho
Paulo Roberto Bastos Pedro
Renata Ribeiro Rainone
Renato Campiteli Rodrigues
Rodrigo Vicente Bittar
Rozallah Santoro Júnior
Sergio Panes Domingues
Silvestre Fabbri
Ubiratan Mendonça Junior
Wagner Augusto Guedes Mohallem