O Corinthians pode ser punido pela Conmebol pelo fato de torcedores alvinegros terem rasgado notas de pesos argentinos na Bombonera, antes do jogo contra o Boca Juniors, na última terça-feira, que classificou o Timão às quartas de final da Libertadores. A Unidade Disciplinar da entidade sul-americana vai analisar as imagens do caso. As informações são do colunista Marcel Rizzo, do UOL.
O Artigo 7 do Código Disciplinar da Conmebol aponta que o Corinthians pode sofrer sanções como multa ou até atuar com portões fechados. Já o caso onde o clube pode ser punido aparece no Artigo 10.2.
“As sanções disciplinares previstas no Artigo 7 deste Regulamento podem ser impostas às Associações Membro e aos Clubes em casos de comportamento incorreto. O uso de gestos, palavras, objetos ou outros meios para transmitir qualquer mensagem inadequada em um evento esportivo, principalmente se for de natureza política, ofensiva ou provocativa”, diz o Artigo 10.2.
O ato pode ser considerado provocativo pela Conmebol por fazer alusão à desvalorização da moeda argentina frente ao real. Para efeito de comparação, R$ 4,30 compram 100 pesos argentinos na cotação desta quarta-feira. A Argentina vive uma grave crise econômica.
O Corinthians, vale lembrar, foi enquadrado no Artigo 10.2 e multado em 30 mil dólares (R$ 162 mil) pela Conmebol no dia 24 de junho, exatamente pelo mesmo motivo que o clube pode ser julgado agora. O ato deste caso aconteceu no empate por 1 x 1 com o Boca Juniors, na Bombonera, pela fase de grupos.
Veja mais:
Corinthians bomba nas redes sociais e lidera engajamento semanal com reforço e classificação
Ídolo do Corinthians, Casagrande rescinde com a Globo e deixa emissora após 25 anos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados