- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
A Conmebol divulgou, na noite da última segunda-feira, o calendário completo da Libertadores de 2023. Garantido na fase de grupos da competição continental como quarto colocado no Brasileirão de 2022, o Corinthians, agora, já sabe que deve estrear no torneio sul-americano na semana do dia 5 de abril.
O sorteio da fase de grupos será realizado apenas em 22 de março. Até lá, haverá a disputa das três fases prévias da Libertadores, que ocorrerão entre os dias 8 de fevereiro e 15 de março. Fortaleza e Atlético-MG são os dois representantes do Brasil nas etapas preliminares, e, portanto, os únicos brasileiros que podem cair no grupo do Corinthians.
As seis rodadas da fase de grupos serão disputadas entre as semanas dos dias 5 de abril e 28 de junho. Já o sorteio das oitavas de final está marcado para ser realizado em 21 de julho, pouco menos de uma semana antes do início do mata-mata, que terá os dois primeiros duelos de ida e volta entre 2 e 9 de agosto – veja o calendário completo abaixo.
A final da Libertadores foi inicialmente agendada para o dia 11 de novembro. De acordo com a Conmebol, porém, essa é a única data que não está 100% confirmada e ainda pode sofrer alguma alteração. Vale destacar que entidade sul-americana ainda não divulgou a cidade que sediará a final da competição. São Paulo está entre as possibilidades.
Mal colocado no ranking da Conmebol, o Corinthians não deve ser cabeça de chave na Libertadores pelo segundo ano consecutivo. A tendência é de que o Timão integre o pote 2, junto com Libertad-PAR, Atlético Nacional-COL, Internacional, Barcelona-EQU, Racing-ARG, Colo-Colo-CHI e Fluminense.
Na última temporada, o Corinthians fez sua melhor campanha na Libertadores desde o título inédito em 2012, mas foi eliminado pelo Flamengo com duas derrotas nas quartas de final.
Veja o calendário completo da Libertadores publicado pela Conmebol:
Veja mais:
Resumão – Confira as atualizações sobre o Corinthians no mercado da bola
Novo auxiliar do Corinthians, Luciano Dias explica divisão de funções na preparação para 2023
Corinthians e Cruzeiro têm desacerto pelo atacante Matheus Davó e negociação esfria