River Plate Asunción é um clube paraguaio fundado no ano de 1911, em Mburicao, bairro tradicional da capital paraguaia, Assunção. Os principais títulos de sua história foram os três campeonatos paraguaios da Primeira Divisão (o que seria a Série A no Brasil), conquistados em 1917, 1919 e 1930.
Também já conquistou três vezes a Segunda Divisão (1913,1957 e 2015), uma vez a Terceira divisão (2010) e uma vez a Quarta Divisão (2009), equivalentes respectivamente às séries B, C e D no Brasil.
O clube viveu seu momento mais difícil em 2007, quando foi rebaixado da Terceira Divisão para a Quarta. Após o feito, a equipe voltou a disputar a Primeira Divisão apenas em 2015, ano em que foi campeão na Segunda Divisão. Mas, em 2016 foi novamente rebaixado, e voltou a elite do Paraguai apenas em 2018.
Seus torcedores são conhecidos popularmente como os ‘Kelitos’. Além do mais, são vistos pelos demais como fiéis, assim como a torcida do Corinthians, pois nunca deixaram de apoiar a equipe.
O clube fez uma temporada razoável em 2020 conseguindo assim a classificação para a Sul-Americana de 2021, vencendo o Guairena nas fases preliminares. Porém, neste ano a vida do River Plate não está nada fácil. No ‘Torneio Apertura 2021’, o Campeonato Paraguaio, o time é o último colocado na tabela e demitiu seu técnico no último sábado (17), após perder a partida por 2×0 para o Sol de América.
A equipe paraguaia venceu sua última partida no dia 19 de fevereiro, e de lá pra cá são sete derrotas e um empate. O panorama fica mais conturbado, pois a equipe marcou apenas três gols e sofreu 17.
Dos 27 pontos que disputou, o River somou apenas quatro, e o último gol marcado pelo Kelito foi ainda na 9ª rodada. O campeonato se encontra na 12ª rodada.
O River Plate Asunción enfrenta o Corinthians na próxima quinta-feira (22), estando extremamente pressionado para voltar a vencer e começar com o pé direito na Sul-Americana, já que escapar do rebaixamento em seu país já parece improvável.
O Corinthians está no Grupo E da Copa Sul-Americana, a competição é a única que
falta no currículo do Timão. O mais longe que o time do Parque São Jorge chegou na
Sula foi em 2019, quando chegou às semifinais, mas caiu diante da equipe do
Independiente Del Valle.
O time possui alguns jogadores que já enfrentaram o Timão ou até mesmo
atuaram no Brasil. No time destacam-se os jogadores:
Marcelo González: O meio-campista da equipe paraguaia é o jogador mais valioso do clube, avaliado em R$ 5,3 milhões. O atleta de 24 anos estava no elenco do Guarani do Paraguaia que eliminou o time de 2015 do Corinthians da Libertadores.
Pablo Zeballos: O atacante é o artilheiro do time na temporada com três gols, atuou no futebol brasileiro entre 2014 e 2015 pelo Botafogo.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados