Confronto entre Corinthians e Internacional tem cinco candidatos à “lei do ex”

  • Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão

Neste domingo (24), às 16h (Brasília), no Beira-Rio, em jogo válido pela 28ª rodada do Brasileirão, Corinthians e Internacional se enfrentam em disputa direta pelo G-6 da competição – ambos estão com 40 pontos, mas o Colorado leva vantagem no saldo de gols.

Um dos maiores clássicos interestaduais do país, o confronto tem cinco candidatos à “lei do ex”, que são jogadores com passagem pelo rival. São três do lado paulista (Jô, Giuliano e Carlos Miguel) e dois do lado gaúcho (Edenilson e Moisés).

É bom ressaltar que o zagueiro Bruno Méndez e o centroavante Paolo Guerrero já passaram pelo Corinthians, mas não estarão à disposição de Diego Aguirre nesta partida. Além da dupla de estrangeiros, o também zagueiro Zé Gabriel defendeu o Timão nas categorias de base, entre 2013 e 2017, mas não chegou a atuar profissionalmente.

Jô (Corinthians)

Foto: Miguel Schincariol / Getty Images.

Revelado pelo próprio Corinthians em 2003, Jô foi vendido para o CSKA, da Rússia, em 2005. Depois, passou por Manchester City, Everton e Galatasaray no futebol europeu, até retornar ao futebol brasileiro para jogar no Internacional, em 2011. Em entrevista ao programa “Bem, Amigos”, do SporTV, em 2017, o centroavante admitiu que esta época no Colorado foi o “pior momento” de sua vida.

Depois, se transferiu ao Atlético-MG onde se tornou titular e campeão da Libertadores em 2013. Suas boas atuações lhe renderam a convocação para a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. Jô ainda defendeu Al-Shabab e Jiangsu Suning, nos Emirados Árabes e na China, respectivamente, antes de voltar ao Corinthians, em 2017.

Após ser artilheiro da campanha do heptacampeonato brasileiro, Jô foi negociado com o Nagoya Grampus, do Japão, onde permaneceu entre 2018 e 2020. No ano passado, oficializou seu regresso ao futebol brasileiro para sua terceira passagem no Timão. No primeiro turno, vale lembrar, o atacante marcou o gol do Corinthians sobre o Internacional, na Neo Química Arena.

Giuliano (Corinthians)

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians.

Revelado pelo Paraná Clube, Giuliano alcançou destaque nacional com a camisa colorada, em 2010, quando marcou gol na final da Libertadores e foi eleito o melhor jogador da competição. Depois, o meio-campista se transferiu ao Dnipro, da Ucrânia, antes de acertar sua ida ao Grêmio, onde ficou até 2016.

Declaradamente corinthiano, Giuliano ainda passou Zenit, Fenerbahçe, Al-Nassr e İstanbul Başakşehir no exterior. Em julho deste ano, foi contratado pelo Corinthians com status de reforço de peso, onde se tornou titular absoluto.

Carlos Miguel (Corinthians)

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians.

Revelado no Internacional, Carlos Miguel promovido ao time principal em 2018. Porém, não conseguiu se firmar e foi emprestado para Santa Cruz e Boa Esporte. Seu contrato com o time gaúcho foi rescindido e ele acertou com o Corinthians no fim de agosto.

O goleiro foi relacionado pela primeira vez por Sylvinho justamente contra seu ex-clube, e deve iniciar no banco de reservas, sendo opção para uma eventual lesão ou suspensão do titular Cássio.

Edenílson (Internacional)

Foto: Silvio Avila / Getty Images.

O meio-campista se profissionalizou no Caxias, também do Rio Grande do Sul, em 2009. Após dois anos se destacando com a camisa grená, foi comprado pelo Corinthians em 2011 e se tornou peça fundamental para a conquista do pentacampeonato Brasileiro naquele ano, sendo reserva imediato de Paulinho.

Em 2012, improvisado na lateral-direita, teve boas atuações e acabou se firmando no elenco comandado por Tite. Na mesma temporada, conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes. No ano seguinte, sagrou-se campeão do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana. Em janeiro de 2014, foi vendido por R$ 11 milhões à Udinese, da Itália. No Parque São Jorge, disputou 133 jogos, marcou quatro gols e conquistou cinco títulos.

Após rodar o futebol italiano, chegou ao CT do Parque Gigante em 2017 para a disputa do Campeonato Brasileiro Série B. Desde então, se tornou titular absoluto na equipe, disputando 241 partidas e anotando 36 gols.

Moisés (Internacional)

Foto: Silvio Avila / Getty Images.

Moisés foi contratado pelo Corinthians em 2015, sendo emprestado para o Bragantino na sequência. Ele estreou pelo Timão na Flórida Cup de 2016, mas logo foi repassado novamente. Em 2017, na campanha do heptacampeonato brasileiro, o lateral-esquerdo foi reserva imediato de Guilherme Arana, então titular absoluto da posição.

Porém, o jogador não teve tantas chances com a concorrência e foi emprestado ao Botafogo em 2018. Antes de chegar ao Internacional, ainda passou pelo Bahia. No Colorado, está desde 2020.

Veja mais:

Sornoza tem concussão e perda de memória após sofrer entrada desleal em jogo do Del Valle; veja vídeo

Internacional faz contas para comprar Bruno Méndez, emprestado pelo Corinthians

Polêmica com o VAR marcou o último confronto entre Internacional e Corinthians

Notícias do Corinthians

Rolar para cima