Nesta quinta-feira, 17, às 20h (horário de Brasília), o Corinthians enfrenta o Athletico-PR na Neo Química Arena, pela 30ª rodada do Brasileirão, em confronto direto na luta contra o rebaixamento, já que o Timão ocupa atualmente a 18ª posição no Z4, com 29 pontos. A partida marca o reencontro do Alvinegro com a Fiel após a paralisação da Data Fifa, conforme determinado pela CBF, que desde o ano passado decidiu suspender as competições nacionais durante o período.
Nesse recorte, quando o Corinthians retorna a campo após as partidas das seleções, o retrospecto é equilibrado, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Desses confrontos, cinco foram válidos pelo Brasileirão e um pela Copa do Brasil. Confira no levantamento da Central do Timão abaixo.
Relembre os resultados e os jogos do Corinthians após a pausa da Data Fifa:
1 – Santos 0 x 2 Corinthians (Brasileirão 2023 – 11ª rodada)
Na ocasião, o Corinthians era comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, e o Clássico Alvinegro foi um duelo direto no primeiro turno para escapar do Z4 do Campeonato Brasileiro. O Timão venceu por 2 x 0, com gols de Ruan e Yuri Alberto ainda no primeiro tempo. Esse resultado deu um fôlego à equipe corinthiana e contribuiu para afundar ainda mais o rival, que foi rebaixado ao final da temporada.
2 – Fortaleza 2 x 1 Corinthians (Brasileirão 2023 – 23ª rodada)
Ainda na temporada 2023, o jogo foi um duelo de opostos. De um lado, o Fortaleza ocupava as primeiras posições da tabela, lutando por uma vaga na Libertadores, enquanto o Timão, que ainda era comandado por Luxemburgo, batalhava contra as últimas colocações. Preocupado em suportar a pressão do adversário, o Alvinegro não teve sucesso e conseguiu marcar apenas um gol, anotado por Pedro, que atualmente está no Zenit, da Rússia.
3 – Fluminense 3 x 3 Corinthians (Brasileirão 2023 – 27ª rodada)
Àquela altura, Vanderlei Luxemburgo já havia sido demitido do comando do Corinthians, e Mano Menezes iniciava sua terceira passagem pelo Timão. O Alvinegro enfrentou a equipe que viria a se tornar campeã da Libertadores posteriormente. O Timão aproveitou bem os espaços no contra-ataque e conseguiu abrir um placar de 3 x 1 na primeira etapa, em pleno Maracanã, com gols de Yuri Alberto (duas vezes) e Fábio Santos (de pênalti). No entanto, após um apagão alvinegro no segundo tempo, o adversário conseguiu empatar o jogo.
4 – Corinthians 1 x 5 Bahia (Brasileirão 2023 – 35ª rodada)
Essa foi uma goleada que definitivamente a Fiel deseja esquecer. O Bahia igualou a pior derrota do Corinthians na Neo Química Arena. Anteriormente, o Flamengo havia goleado pelo mesmo placar na Casa do Povo, mas a diferença é que isso ocorreu durante o futebol pandêmico, sem a presença de público nos estádios. Em mais uma partida em que o Corinthians era amplamente dominado, e que também representava um confronto direto para fugir do Z4, o Tricolor de Aço atropelou o Timão por 5 x 1.
5 – Atlético-GO 2 x 2 Corinthians (Brasileirão 2024 – 8ª rodada)
O Corinthians era comandado pelo treinador português António Oliveira, que já enfrentava pressão no cargo devido à falta de resultados positivos. O Timão começou bem a partida, abrindo o placar aos 15 minutos com um gol de Yuri Alberto, mas perdeu o controle do jogo quando Gustavo Henrique foi expulso ainda no primeiro tempo. Mesmo assim, o Corinthians conseguiu ampliar a vantagem na segunda etapa, novamente com o atual camisa 9. No entanto, em mais um apagão, a equipe alvinegra cedeu o empate, com um gol contra de Cacá e um pênalti marcado no final da partida.
6 – Corinthians 3 x 1 Juventude (Copa do Brasil 2024 – Quartas de final – Jogo de volta)
Por fim, no último jogo que marcou o retorno do calendário do futebol nacional após a Data Fifa, o resultado lavou a alma da Fiel Torcida. Com a presença do atacante recém-contratado Memphis Depay como torcedor, o Timão mostrou sua força ao reverter o placar construído pelo Juventude na partida de ida. O Time do Povo abriu o placar no primeiro tempo com um gol de Romero, mas, após confusões causadas pelo árbitro Wagner do Nascimento Magalhães, o tento do Juventude foi validado. A segunda etapa foi marcada por uma intensa pressão do Corinthians, que balançou as redes com um chute de Garro quando o duelo se aproximava do final. No último lance do jogo, após uma cobrança de escanteio, André Ramalho, de cabeça, fez o gol da classificação.
Caso supere o Furacão nesta quinta-feira, o Alvinegro passará a ter mais triunfos que empates e derrotas em retornos da Data Fifa, além da possibilidade de escapar do Z4. O Corinthians ainda teria mais uma paralisação em seu calendário neste ano por conta de jogos de seleções, mas a CBF decidiu não parar o campeonato na Data Fifa prevista para o período entre 14/11 e 19/11.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Dupla do Corinthians detona arbitragem da Libertadores Feminina e elogiam equipe
Corinthians Basquete volta a perder em estreia do NBB após cinco temporadas
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados