O Corinthians tem, no momento, cinco atletas no departamento médico. Quatro se recuperando de problemas nos joelhos: Gustavo Mantuan, Danilo Avelar, Ruan Oliveira, Mateus Vital e o lateral Guilherme Biro que sofreu lesão muscular na coxa esquerda no treino desta terça (05). Não há, ainda, nenhuma previsão exata para a volta deles aos gramados, e é Gustavo Mantuan que tem a situação mais crítica.
Confira a situação atual de cada atleta:
Ruan Oliveira – O meia rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no ano passado e passou por cirurgia no início de setembro. A lesão ocorreu durante um treino no CT Joaquim Grava. Finalizando o oitavo mês de tratamento médico, espera-se que volte aos campos até o final deste mês de abril. Promovido ao time profissional pelo técnico Tiago Nunes no meio do ano passado, o jogador de 20 anos vinha ganhando chances na equipe. Ele atuou em quatro partidas do Brasileirão, uma delas como titular, diante do Fortaleza.
O atleta pertence ao Metropolitano/SC, e recentemente prorrogou o empréstimo ao Corinthians até 30 de junho de 2022. Camisa 10 na Copinha de 2020, o garoto é visto como um grande acerto do departamento de captação do Timão.
Embora ainda existam vagas na lista A do Paulistão, a tendência é de que o jogador fique disponível para o técnico Vagner Mancini na segunda fase do torneio, quando trocas podem ser feitas.
Danilo Avelar – O jogador sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito em outubro do ano passado e teve de passar por cirurgia para dar início ao processo de tratamento. A lesão aconteceu no clássico entre Corinthians e Santos, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o defensor trombou com Lucas Lourenço e acabou sendo substituído com dores no joelho direito. Desde então, Avelar vem trabalhando para se recuperar e voltar a jogar neste ano.
O zagueiro deve começar a realizar trabalhos mais fortes e específicos em campo neste mês de abril. A tendência é que ele esteja apto a jogar entre maio e junho. O atleta atuou em 110 jogos pelo clube, sendo 105 como titular. São 43 vitórias, 35 empates e 32 derrotas. Além disso, marcou 12 gols.
Mateus Vital – Em meados de março, o meia passou por uma artroscopia no joelho direito. Vital sofreu a lesão na vitória por 3×0 sobre o Salgueiro, pela Copa do Brasil. A previsão de afastamento dos gramados é de cinco a seis semanas. O camisa 22 do Timão deve ser reintegrado aos treinamentos no fim deste mês ou na primeira semana de maio.
Gustavo Mantuan – Cria da base, Mantuan foi promovido ao time principal no ano passado, mas em outubro, durante um jogo treino pela Seleção Brasileira Sub-20, que enfrentava o elenco sub-23 do próprio Timão, rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo e teve que passar por cirurgia. Mesmo jovem, aos 19 anos, o central tem um histórico negativo de lesões no joelho, essa é a segunda vez que a prata da casa rompe o ligamento do esquerdo, a primeira havia sido em 2019, sendo que em 2018 ele já tinha rompido o lado direito da região.
Mantuan entrou no sétimo mês de recuperação, que geralmente é de seis a oito meses, e o Corinthians trabalha com a possibilidade de seu retorno apenas no segundo semestre.
O garoto tem sete jogos com a camisa profissional do Corinthians com um gol marcado, este uma semana antes de se lesionar, na vitória corintiana por 2 x 1 contra o Vasco, em São Januário, no dia 21 de outubro, pela 18ª rodada do Brasileirão.
Guilherme Biro – O lateral-esquerdo sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda no treino de ontem (05) e ficará por alguns dias sob os cuidados do departamento médico. Não há prazo de retorno. Biro, de 16 anos, foi promovido por Vagner Mancini para a disputa do Campeonato Paulista depois do treinador sofrer com as baixas de Fábio Santos e Lucas Piton. O jovem não chegou a estrear pelo time profissional do Timão, mas está inscrito no estadual.
Leia também:
Pato relembra tempos de Corinthians e relata: ”O torcedor pegou uma raiva de mim”
“É time pequeno!” Antes de confronto da Liberta, Diário Olé repercute frase de Romero sobre o Santos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados