CONEXÃO FIEL – Conheça a Fiel Japão, a Subsede dos Gaviões da Fiel do outro lado do mundo

  • Por Vitor Revez Guedes / TV Central do Timão

O Corinthians possui uma das torcidas mais apaixonadas do mundo, capaz de atravessar cidades, estados e até o planeta para acompanhar seu clube de coração. Em meio a essa paixão, surgiu os Gaviões da Fiel, em 1969, a maior Torcida Organizada do Brasil, com mais de 120 mil associados.

Durante a Copa do Mundo de 2002, realizada na Coreia do Sul e no Japão, surgiu a Fiel Japão, criada por torcedores do Timão que viviam no país. Em 2005, ela se tornaria oficialmente subsede dos Gaviões da Fiel.

“A gente já tinha um movimento antes que se chamava Fiel Japão, a gente já se encontrava, isso foi em 2002 na época da Copa. Tanto que vieram umas pessoas do Brasil para ver os jogos aqui e nisso nós íamos fazendo nosso evento. E em 2005 a gente tinha feito um churrasco com um pessoal que já tinhamos contato ai no Brasil, que tinham trabalhado na quadra com uma diretoria antiga e tinham os contatos e a gente oficializou a Subsede aqui”, contou um dos fundadores da Subsede, Ronaldo Ishigaki, também conhecido como Cural.

A Subsede Gaviões Japão já possui mais de 6 mil sócios, e muitos viajam até oito horas para realizarem os encontros nas cidades japonesas, habitualmente na região de Aichi, próximo de Nagoia.

Ronaldo conta que durante a pandemia os encontros entre torcedores foram interrompidos, mas após uma melhora na situação do país os encontros já retornaram, agora com o intuito solidário.

“Quando deu uma suavizada a gente fez um evento beneficente, pra arrecadar alimento e fralda, produtos de necessidade, para a comunidade brasileira, porque muita gente perdeu o emprego né. Mas aí veio uma segunda onda e agora uma terceira e agora está no lockdown”, afirmou.

Neste sábado (05), às 23 horas, o quarto episódio do “Conexão Fiel” reúne os Gaviões Japão e o ídolo corinthiano Biro Biro, para uma resenha imperdível. Uma oportunidade para você conhecer mais sobre a Subsede Corinthiana, do outro lado do mundo.

Confira:

Rolar para cima