- Por Levi Natan / Redação da Central do Timão
Na noite desta segunda-feira (26), a Comissão de Reforma Estatutária do Corinthians voltou a se reunir para finalizar a proposta com as possíveis mudanças no estatuto do clube. Agora, o Conselho Deliberativo a Assembleia Geral do Corinthians decidirão se irão ou não acatar essas alterações.
No encontro que aconteceu em abril deste ano, a Comissão havia aprovado uma mudança para o próximo mandato presidencial do clube, permitindo que o sucessor de Duilio Monteiro Alves ficasse no poder por quatro anos ao invés de três como é atualmente. Na reunião desta segunda-feira, o tema novamente foi aprovado e agora será votado pelo Conselho Deliberativo e pela Assembleia Geral do clube.
Na semana passada, vale lembrar, o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, comentou negou qualquer participação nas reuniões e pautas discutidas da Comissão da Reforma Estatutária, do Conselho Deliberativo e da Assembleia Geral.
“Não me meto nas propostas nem participo das reuniões da Comissão. O Conselho tem capacidade para tomar as decisões e isso é uma forma democrática. Depois, ainda terá uma Assembleia Geral de Sócios. Qualquer mudança (no estatuto) não será golpe“, disse o dirigente em entrevista concedida à Rádio Craque Neto.
Apesar da aprovação da Comissão ser considerada apenas para o próximo mandato, o Conselho Deliberativo pode voltar a trazer a pauta para discutir uma possível alteração já no mandato atual.
Além da possível mudança do tempo de mantado presidencial, também foi discutido a permanência de apenas um turno na eleição para presidente e a alteração no sistema de votação para reprovar as contas do clube. No sistema atual, 50% e mais um precisam votar contra para definir a reprovação. Já no que foi aprovado pela Comissão, será necessário dois terços dos votos.
Em abril deste ano, houve a reprovação do aumento na quantidade de conselheiros vitalícios e de um número maior de integrantes nas “chapinhas”. A proposta era para dobrar o número de 25 para 50, mas não foi aceita. Vale lembrar que, atualmente, os sócios elegem um presidente, dois vices e 200 conselheiros, divididos em oito “mini chapas”, para mandatos trienais.
Veja mais:
Escalação: Corinthians segue preparação para jogo contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão
Vítor Pereira e jovens do profissional acompanham final do Corinthians Sub-20 em Itaquera