Com show de reforços, Corinthians derrota o Cuiabá e chega a seis vitórias seguidas na Arena

  • Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão

Na noite deste sábado (13), em jogo que teve início às 21h (Brasília) e foi válido pela 31ª rodada do Brasileirão, o Corinthians recebeu o Cuiabá na Neo Química Arena. O Timão teve uma grande exibição em sua casa e venceu por 3×2, com gols de Giuliano, Renato Augusto e Róger Guedes.

Comandado por Sylvinho, o time alvinegro foi a campo com os desfalques de Willian, Fábio Santos e Ruan Oliveira. A escalação foi a seguinte: Cássio; Fagner, João Victor, Gil, Lucas Piton; Gabriel, Giuliano Renato Augusto; Róger Guedes, Gabriel Pereira, Jô.

Já o Cuiabá, que faz uma campanha sólida em sua primeira participação na Série A, é comandado por Jorginho e foi a campo com a seguinte equipe: Walter; João Lucas, Alan Empereur, Paulão, Uendel; Pepê, Rafael Gava, Camilo, Yuri; Clayson, Jenison.

Foto: Reprodução / Corinthians.

Primeiro tempo

O Corinthians começou impondo seu ritmo e tentando ir para cima de um Cuiabá que aparentemente foi para se defender.

Primeiro gol do Corinthians: aos dois minutos, com uma jogada trabalha de pé em pé no meio-campo, a bola chegou em Lucas Piton esquerda. O lateral cruzou na cabeça de Giuliano, que cabeceou no contrapé de Walter. O goleiro nada pôde fazer.

O Timão aproveitou a pressão inicial e o bom momento no jogo após abrir o placar com dois minutos. Aos sete minutos, o ex-corinthiano Clayson balançou para cima da marcação de Fagner na direita do ataque aurinegro, mas nada aconteceu.

Com Róger Guedes e Renato Augusto em suas posições de origem, na ponta-esquerda e no meio-campo, respectivamente, o Corinthians iniciou o jogo melhor do que nos últimos compromissos. Aos 15 minutos, Fagner arrancou em velocidade no meio-campo vazio e achou Gabriel entrando na área, sem marcação. O volante, no entanto, finalizou em cima do defensor cuiabanista.

Confortável na partida, o Corinthians controlava e não era ameaçado pelo Dourado nos minutos seguintes. A equipe mato-grossense não conseguiu finalizar com perigo até os 23 minutos. Justamente aos 23, João Victor cometeu uma falta no lado direito da defesa do Corinthians. O zagueiro reclamou e não concordou com a infração. Rafael Gava cobrou, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Com pouco menos de 26 minutos, Róger Guedes tabelou com Jô na entrada da área. O centroavante fez o pivô para Giuliano, que finalizou no canto direito de Walter. O goleiro, porém, fez uma grande defesa e evitou o segundo gol alvinegro. Na sequência, o Cuiabá conseguiu finalizar no gol de Cássio com Pepê, mas o arqueiro encaixou e o jogo seguiu normalmente.

Os visitantes insistiam na jogada com Clayson no um contra um com Fagner, mas o lateral sempre levava a melhor. Aos 30 minutos, Clayson achou Rafael Gava no meio área. O meia finalizou em cima de Cássio, que defendeu com as pernas. Porém, o bandeira assinalou impedimento de Gava na sequência.

A partir daí, o Cuiabá passou a pressionar mais e jogar dentro de seu campo de ataque. O Timão recuou e não conseguia armar um lance de perigo, tentando sempre achar Jô no ataque com bolas longas. Aos 37 minutos, o time visitante saiu jogando errado e João Victor roubou bola no meio-campo, achando Renato Augusto na direita do ataque. O meia cruzou na área, porém ninguém completou.

Dois minutos depois, Fagner fez boa jogada individual na direita e passou para Renato Augusto. O camisa 8 inverteu para Róger Guedes na esquerda, que dominou e finalizou com desvio. Na cobrança de escanteio, João Victor cabeceou com perigo, assustando o goleiro Walter. Na sequência, o Timão trabalhou a bola no meio e achou Jô como pivô. O centroavante achou Renato Augusto entrando na área, mas o meia finalizou mal, mandando a bola na arquibancada.

Com o Corinthians mantendo forte pressão no ataque, Gabriel roubou a bola e achou Róger Guedes na esquerda. O atacante foi para cima do marcador, mas finalizou com desviou. Na cobrança do escanteio, João Victor cabeceou para fora. O árbitro optou por acrescentar três minutos no primeiro tempo.

Primeiro gol do Cuiabá: faltando poucos segundos para o fim do primeiro tempo, a bola sobrou para Pepê na intermediária. O jogador acertou um belo chute no ângulo de Cássio, sem chance para o goleiro do Corinthians.

O primeiro tempo terminou com as seguintes estatísticas para o Corinthians: 57% de posse de bola, nove finalizações (duas no gol, quatro para fora, três travadas), quatro escanteios, um impedimento, sete faltas cometidas, quatro sofridas, 287 passes (88% certos), 54% de sucesso nas bolas longas, 60% de acerto nos cruzamentos, 55 perdas de posse de bola, 20 disputas de bola vencidas (nove aéreas), seis desarmes, cinco interceptações, cinco cortes.

Segundo tempo

Segundo gol do Corinthians: com equilíbrio nos primeiros sete minutos, Renato Augusto, a referência técnica do Timão, conseguiu desempatar. Com muita qualidade, o meia recebeu na intermediária e mandou um lindo chute no ângulo de Walter, que se esticou, mas viu o Corinthians recuperar a dianteira no placar.

Terceiro gol do Corinthians: cinco minutos depois, Róger Guedes recebe na esquerda e tabela com Renato Augusto, posicionado no meio-campo. O camisa 8, de primeira, devolve para o atacante que bate seco no ângulo de Walter.

Os dois gols do Timão no começo do segundo tempo surpreenderam o Cuiabá, que não conseguiu mais jogar. A equipe aurinegra observava o time alvinegro em campo na segunda etapa e não levava perigo para Cássio.

Aos 21 minutos, Sylvinho chamou Vitinho e Gustavo Mosquito no banco de reservas. Porém, a bola demorou para sair de campo e a dupla só pôde entrar aos 25 minutos. Jô e Gabriel Pereira saíram do jogo. Dentro de suas características, o centroavante fez um bom jogo e ajudou com pivôs na área. O jovem, por sua vez, não conseguiu ter o bom desempenho de outrora.

Aos 26 minutos, João Lucas chegou por trás de Vitinho, que havia acabado de entrar. O árbitro marcou falta e deu cartão amarelo para o adversário. Em grande desvantagem no placar, o Cuiabá ensaia uma reação em Itaquera.

Segundo gol do Cuiabá: aos 33, Rafael Gava cobrou falta na esquerda da defesa do Corinthians. A bola passou por todo mundo na área, até que Paulão completou na segunda trave e mandou para o fundo da rede de Cássio.

Na sequência do gol, Sylvinho optou por mexer no time. O treinador promoveu as entradas de Luan e Du Queiroz, sacando Renato Augusto e Lucas Piton. O camisa 7 não atuava desde 9 de outubro, diante do Sport, em Recife.

Aos 35 minutos, Paulão lançou para Clayson no ataque. O atacante adversário disputou com João Victor e conseguiu finalizar, mas a bola foi para fora, com muito perigo para Cássio. Buscando o empate, o Cuiabá chegou com Max, aos 38 minutos, que entrou no decorrer da partida. O jogador recebeu na entrada da área e finalizou em cima da marcação de Gil. Com 40 minutos no relógio, Sylvinho colocou Xavier na vaga de Gabriel.

Pressionado na reta final do jogo, sobretudo após a saída de Renato Augusto, o Corinthians se segurava para não sofrer o empate. Aos 44, Mosquito foi para cima da marcação de Uendel e caiu na área, mas o árbitro nada marcou. Sem mais lances de perigo, o juiz encerrou a partida e o Timão ficou com os três pontos em sua casa.

Estatísticas gerais do Corinthians na partida: 54% de posse de bola, 13 finalizações (cinco no gol, cinco para fora, três travadas), quatro escanteios, um impedimento, 15 faltas, um cartão amarelo, uma grande chance perdida, quatro defesas de Cássio, 536 passes (88% certos), 55% de eficiência nas bolas longas, 50% de sucesso nos cruzamentos, 29% de acerto nos dribles, 108 perdas de posse de bola, 39 disputas de bola vencidas (12 aéreas), 14 desarmes, nove interceptações, 13 cortes.

E agora?

Agora com 50 pontos, o Corinthians soube aproveitar o tropeço do Fortaleza, que perdeu para o Red Bull Bragantino, e assumiu a 5ª colocação na classificação. O próximo compromisso do Timão será diante do Flamengo, na próxima quarta-feira (17), no Maracanã, às 21h30 (Brasília).

Veja mais:

Renê Júnior mostra gratidão ao Corinthians: “Não tenho o que reclamar, a torcida sempre me apoiou”

Estimado por Tite, Renato Augusto segue sendo observado e pode voltar à Seleção Brasileira em 2022

João Victor é aprovado pelo Benfica, mas não é a única opção do clube para reforçar a defesa, diz jornal

Notícias do Corinthians

Rolar para cima