Com show de Gatão e Cláudio, Corinthians marcou dez gols em goleada na Suécia; relembre

Em amistoso no país europeu, Corinthians goleia com craques em campo, como Gilmar dos Santos Neves, Luizinho e Cláudio; relembre

No século passado, era comum que os clubes brasileiros excursionassem mundo afora para jogar futebol. Com um calendário de competições menos apertado, sobrava tempo para viajar e atuar contra outras equipes, principalmente do cenário europeu.

Corinthians durante amistosos na Europa, 1952.
Foto: reprodução/site Voz da Fiel

Nesse sentido, no dia 8 de junho de 1952, o Corinthians esteve na cidade de Halmstad, na costa oeste da Suécia. O objetivo era enfrentar uma seleção formada por jogadores da região. Em uma partida magistral dos brasileiros, o Timão marcou nada menos que dez gols nos suecos.

O centroavante Gatão abriu o placar para o Timão, ainda aos 23 minutos do primeiro tempo. No minuto seguinte, ampliou. Depois foi a vez de Cláudio, que marcou três vezes na partida. Gatão marcaria novamente, Nardo anotaria dois e Luizinho e Jackson, um tento cada.

Desse modo, o Corinthians encerrou uma passagem gloriosa na Suécia, marcada por uma vitória de 2×1 contra o Malmö e goleadas por 9×3 contra a Seleção de Gotemburgo e 6×0 sobre a Seleção de Gävle.

Leia mais: Corinthians lançará quarta camisa e já tem datas para uniforme 1, 2 e 3


Leia mais: Destaque na China e ‘sonho’ antigo do Corinthians; quem é Alex Teixeira?

Ficha técnica do jogo:
Seleção de Halmstads/Hamlia 1×10 Corinthians
8 de junho de 1952
Amistoso Internacional
Olímpico de Halmstad – Suécia
Seleção de Halmstad: Lundiviksson, Nill, Rosemund, Annersson, Attis, Erickson, Nilsson, Carlosson, Hanssen, Gabor e Joanssen.
Corinthians: Gilmar (Narciso), Murilo, Julião (Rosalém), Idário (Belfare), Goiano (Touguinha), Roberto (Lorena), Cláudio, Luizinho (Souzinha), Carbone (Nardo), Gatão (Jackson) e Colombo (Nelsinho). Técnico: Rato.
Gols: Gatão (23′, 24′ e indefinido), Cláudio (30′, 42′ e indefinido), Johanssen (46′), Luizinho (indefinido), Nardo (2 vezes, indefinido) e Jackson (indefinido).

Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão

Rolar para cima