Referência técnica do atual elenco alvinegro, Renato Augusto não vem conseguindo ter sequência no Corinthians por conta de lesões. No último sábado, 10, o meio-campista deixou o jogo contra o Cuiabá ainda no primeiro tempo após sentir dores na panturrilha, região onde teve um edema constatado após exames. Esse é o sétimo problema físico enfrentado pelo camisa 8 desde o retorno ao clube, na metade de 2021.
De acordo com levantamento realizado pela Central do Timão, Renato Augusto já perdeu 30 jogos por alguma intercorrência médica desde que retornou ao Corinthians. O primeiro problema físico nesta segunda passagem aconteceu em setembro de 2021, quando o camisa 8 foi ausência no empate por 1 x 1 com o Atlético-GO, em Goiânia, por dores no músculo adutor da coxa esquerda.
Já entre junho e agosto de 2022, Renato Augusto foi desfalque para o técnico Vítor Pereira durante 13 jogos seguidos por uma lesão no músculo solear, localizado próximo à panturrilha. Cerca de um mês após se recuperar, foi ausência no empate por 2 x 2 com o Internacional, pelo Brasileirão, em setembro, por um edema na panturrilha. Já em outubro, perdeu o empate sem gols com o Goiás por desconforto muscular.
Renato Augusto iniciou 2023 em alta e, aparentemente, em boa forma física. Passou janeiro e fevereiro livre de problemas, até sofrer um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito contra o Santo André, na última rodada da fase de grupos do Paulistão. A lesão fez o meio-campista ser desfalque nas quartas de final, quando o Corinthians foi eliminado pelo Ituano.
A eliminação no Paulistão fez o Corinthians ficar quase um mês sem entrar em campo. O período foi essencial para Renato Augusto se recuperar do estiramento no joelho. Mas, logo no primeiro jogo após o retorno do clube aos gramados, diante do Liverpool, em Montevidéu, o meio-campista sofreu uma lesão no menisco do joelho direito e teve de passar por uma artroscopia.
Essa lesão no menisco do joelho direito fez Renato Augusto perder mais 13 jogos do Corinthians entre abril e maio de 2023. O meio-campista, no entanto, teve a volta precipitada pelo clube para ajudar o time a reverter uma derrota de 2 x 0 para o Atlético-MG na Copa do Brasil. Sem estar 100% fisicamente, o camisa 8 entrou em campo e deu assistência no duelo que classificou o Timão.
Agora, a nova lesão sofrida contra o Cuiabá deve fazer Renato Augusto perder, ao menos, um jogo do Corinthians, sendo esse contra o Santos, no dia 21, no retorno do futebol brasileiro após a Data FIFA. Há, ainda, a possibilidade dele ser desfalque diante do Athletico-PR, no dia 24, em Curitiba. O problema atual é considerado de grau um, ou seja, leve.
Relembre as lesões de Renato Augusto desde o retorno ao Corinthians:
Setembro de 2021: perdeu um jogo por dores no músculo adutor da coxa esquerda;
Entre junho e agosto de 2022: perdeu 13 jogos por uma lesão no músculo solear;
Setembro de 2022: perdeu um jogo por edema na panturrilha;
Outubro de 2022: perdeu um jogo por desconforto muscular;
Março de 2023: perdeu um jogo por estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito;
Entre abril e maio de 2023: perdeu 13 jogos por uma lesão no menisco do joelho direito;
Junho de 2023: deve perder um jogo por edema na panturrilha.
Veja mais:
Corinthians divulga venda de ingressos para jogo do Campeonato Paulista de Futsal
Neo Química Arena inaugura espaço com estrutura para coworking
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados