Após quase 23 anos sem disputar uma competição internacional pela categoria, a equipe alvinegra conheceu, em qual grupo está, quais os adversários e qual a sede. E pode-se dizer que o Timão começou a competição com o pé direito, já que o Parque São Jorge foi escolhido como sede do Grupo B, justamente o do Corinthians. Além do Coringão, Las Ánimas de Valdivida (Chile), Defensor (Uruguai) e Ferrocarril Oeste (Argentina) formam o grupo. As partidas serão realizadas entre os dias 8, 9 e 10 de outubro
Os horários das partidas ainda não foram definidos, por isso não há informações sobre a venda de ingressos até o momento. O clube espera apoio da Fiel e ginásio lotado nas partidas. Os dois melhores classificados de cada grupo avançam para a próxima fase do torneio.
Apesar de longo período sem disputar competições internacionais, o basquete corintiano tem muita tradição. Nas duas primeiras edições da Liga Sul-Americana, o Timão ficou muito próximo do título, porém acabou vice-campeão nas duas decisões. Na estreia do torneio, em 1996, o Corinthians foi superado nas duas partidas finais pelos argentinos do Olimpia de Venado Tuerto. No ano seguinte, com Oscar Schmidt como estrela da equipe, e Zé Boquinha, hoje comentarista dos canais ESPN, no comando como treinador, o Timão foi superado mais uma vez pelos argentinos, dessa vez para o Atenas de Córdoba, que bateu o alvinegro por 2 a 1.
Na última temporada, primeira do Corinthians na elite após volta da categoria, o clube obteve o melhor resultado de uma equipe vinda da Liga Ouro (Acesso), chegando às quartas de final do NBB (Novo Basquete Brasil).
Veja os grupos e sedes da liga Sul-Americana de basquete:
Grupo A: San José (Paraguai), Piratas de los Lagos (Equador), San José (Paraguai) e Campeão da Bolívia (a definir) – em Ibarra (Equador) – de 1 a 3 de outubro.
Grupo B: Corinthians (Brasil), Las Animas de Valdivia (Chile), Defensor Sporting (Uruguai) e Ferrocarril Oeste (Argentina) – Em São Paulo (Brasil) – de 8 a 10 de outubro.
Grupo C: Pinheiros (Brasil), Leones (Chile), Malvín (Uruguai) e Olímpico (Argentina) – Em La Banda (Argentina) – de 8 a 10 de outubro
Grupo D: Botafogo (Brasil), Nacional (Uruguai), Platense/Salta (Argentina) e BB de San Andrés (Colômbia) – na Colômbia – de 22 a 24 de outubro.
Por Renan Sanchez
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados