Com muitas opções e poucas soluções, relembre os pontas do Corinthians em 2022

  • Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

O Corinthians iniciou 2022 com, supostamente, dois pontas com titularidade garantida na equipe, Róger Guedes e Willian. Porém, no decorrer do ano, foi se mostrando uma dificuldade da equipe em ter um equilíbrio na posição, principalmente por causa de lesões e rodízios.

Além dos jogadores mais notáveis, o Timão também teve Léo Natel e Wesley, que receberam oportunidades, mas não tiveram muito minutos para mostrarem desempenho na equipe. Giovane também chegou a ser usado como ponta em algumas ocasiões. Gabriel Pereira foi vendido no início da temporada e pouco atuou.

Adson

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Cria da base do Timão, o camisa 28 foi um dos garotos que mais tiveram oportunidade na equipe titular, e vindo do banco, com Vítor Pereira. Ele participou de momentos importantes na temporada, como na final da Copa do Brasil e no mata-mata da Libertadores, contra Boca Juniors e Flamengo.

Foram 49 jogos na temporada, com cinco gols feitos e duas assistências. Principal característica do jogador, ele teve 60% de aproveitamento nos dribles, acertando 84% dos passes e criando quatro grandes chances.

Mantuan

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Suas melhores partida pela equipe em 2022 foram atuando como ponta. Escalado como centroavante no início do ano, Mantuan se tornou uma das peças fundamentais no elenco, principalmente pela versatilidade. Contudo, foi emprestado ao Zenit em negociação envolvendo o empréstimo de Yuri Alberto.

Ele deixou o Corinthians com 33 partidas disputada em 2022, atuando em todas as competições. Foram cinco gols e apenas uma assistência, com 53% dos dribles bem sucedidos, além de três grandes chances criada, com 80% de aproveitamento no passe.

Mateus Vital

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Emprestado por um ano ao Panathinaikos, ele retornou para o Corinthians na segunda metade da temporada e foi importante para o rodízio imposto pelo ex-técnico Vítor Pereira durante as competições. Ele atuou pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil, participando do gol do Timão na final.

Em 20 jogos, ele conseguiu dar duas assistências, mas não fez gols nesse retorno, tendo 47% de aproveitamento nos dribles e 82% dos passes certos. O jogador não deve permanecer no clube em 2023, já tendo negociações avançadas para ser jogador do Cruzeiro.

Mosquito

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Nome importante da equipe em 2020 e no início de 2021, Mosquito teve menos chances em 2022. Mesmo assim, ele seguiu tendo oportunidades, inclusive de titular, em jogos de grandes competições como Libertadores. No fim do ano, ele lesionou os ligamentos do joelho e ficará, no mínimo, seis meses fora de campo

Com 47 jogos, ele terminou a temporada com cinco assistências e cinco gols, sendo um dos jogadores com mais participações em gols. Ele acertou 40% dos dribles tentados e acertou 80% dos passes, criando quatro grandes chances.

Róger Guedes

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Com algumas atuações como centroavante, Róger Guedes melhorou seu desempenho quando voltou a jogar como ponta. Fazendo dupla com Yuri Alberto, ele começou a ter liberdade para flutuar pelo campo e foi importante para o Corinthians na reta final do Brasileirão.

Ele foi o jogador que mais atuou pelo clube na temporada, junto de Du Queiroz, com 66 partidas jogadas. A artilharia do ano também pertence a ele, com 15 tentos, além de seis assistências. Em outros quesitos, foram 42% das tentativas bem sucedidas, 10 grandes chances criadas, 83% de passes certos e um passe decisivo por partida.

Willian

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Maior contratação do Corinthians em 2021, Willian deixou o clube um ano depois, partindo para o Fulham, da Inglaterra. Com problemas físicos, ele também foi o jogador que mais esteve no DM em 2022, cinco vezes, mesmo número de Fagner.

Foram 36 jogos antes de se transferir, marcando apenas um gol e dando quatro assistências. Com quatro grandes chances criadas, ele também teve um aproveitamento de 73% dos dribles, 83% de passes certos e 1.2 passes decisivos por partida.

Veja mais:

Corinthians relembra invasão da torcida em aeroporto antes de viagem para disputa do Mundial

Corinthians elege os três gols mais bonitos de Giuliano em 2022; veja o ranking

Corinthians perde para o Magnus na prorrogação e é vice-campeão do Estadual de Futsal Sub-20

Notícias do Corinthians

Rolar para cima