Com hat-trick de Yuri Alberto, Corinthians atropela Atlético-GO e vai à semifinal da Copa do Brasil

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

O Corinthians voltou a campo nesta quarta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), quatro dias após ser derrotado pelo Palmeiras, no Brasileirão. O adversário desta noite foi o Atlético-GO, em jogo válido pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. O Timão entrou em campo precisando de uma vitória por três ou mais gols de diferença para ir à semifinal, uma vez que perdeu a ida por 2 x 0.

O Corinthians conseguiu dominar o Atlético-GO do início ao fim do jogo. Apesar do forte ímpeto no começo, a equipe alvinegra só conseguiu abrir o placar nos minutos finais do primeiro tempo, com Gil. No segundo gol, brilhou a estrela do centroavante Yuri Alberto, que marcou três gols e fechou a goleada por 4 x 1. Destaque ainda para Renato Augusto, autor de três assistências na partida. Nos minutos finais do segundo tempo, Wellington Rato descontou para o Dragão.

Para o confronto decisivo, o técnico do Corinthians, Vítor Pereira, não pôde contar com quatro jogadores: o zagueiro Bruno Méndez (já atuou na competição por outro clube), o lateral-direito Rafael Ramos (lesão no músculo posterior da coxa) e os volantes Maycon (fratura no dedo do pé) e Paulinho (em recuperação de cirurgia no joelho). A escalação foi a seguinte: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.

Já o treinador do Atlético-GO, Jorginho, não contou com oito atletas, sendo seis que já atuaram por outros clubes na competição: os zagueiros Camutanga e Klaus, os volantes Willian Maranhão e Rhaldney e os atacantes Churín e Kelvin. O goleiro Ronaldo (problema no ombro) e o zagueiro Ramon (tendão de Aquiles) estão no departamento médico. A formação inicial foi a seguinte: Renan; Dudu, Wanderson, Lucas Gazal e Jefferson; Marlon Freitas, Baralhas e Jorginho; Wellington Rato, Léo Pereira e Luiz Fernando.

Arbitragem: a CBF designou Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro, para comandar a partida em São Paulo. Ele foi auxiliado pelo mineiro Guilherme Dias Camilo e pelo seu conterrâneo Rodrigo Figueiredo Henrique Correa. Todos são filiados à FIFA. Já o quarto árbitro foi o paulista Thiago Luis Scarascati, enquanto o VAR foi operado pelo catarinense Rafael Traci.

Jogadores do Corinthians comemoram gol de Gil em Corinthians x Atlético-GO. Foto: Leonardo Lima.

Primeiro tempo

O Corinthians deu a saída de bola e logo aos 20 segundos já chegou ao ataque. Yuri Alberto recebeu pela direita e cruzou, conseguindo lateral, cobrado por Fagner diretamente na área. A bola ficou pipocando no campo ofensivo do Timão. A equipe iniciou pressionando o adversário, com ímpeto em busca do primeiro gol.

Com dois minutos, o Corinthians conseguiu sua primeira finalização, com muito perigo. Róger Guedes dominou pela esquerda e cortou para o meio, levando para o pé direito e chutando em direção ao gol. O atacante exigiu ótima defesa de Renan, que mandou para escanteio. Renato Augusto cobrou fechado, mandando nas mãos do goleiro rubro-negro.

Aos cinco minutos, Róger Guedes fez outra boa jogada pela esquerda e caiu na área, pedindo pênalti. O árbitro mandou o jogo seguir e nada marcou. Logo em seguida, o Timão voltou a chutar com muito perigo. Adson pressionou a saída atleticana e roubou, acionando Yuri Alberto pela direita em sequência. Com um ângulo não tão bom, o centroavante finalizou próximo à linha da grande área pela ponta, exigindo outra boa defesa de Renan.

Já aos oito, Yuri Alberto recebeu em profundidade e, dentro da área, cruzou rasteiro para Adson, que estava na marca de pênalti. Lucas Gazal mandou para escanteio, cobrado por Renato Augusto. Renan afastou de soco. O Corinthians iniciou a partida com muita intensidade, inflamando a torcida e sufocando o Dragão no ataque.

A primeira falta do jogo aconteceu aos 12 minutos, quando Renato Augusto entrou de carrinho em disputa com Wellington Rato e acabou sofrendo um pisão do adversário. O camisa 7 atleticano sofreu cartão amarelo pelo lance.

Dois minutos depois, Fagner deu bonito drible em Léo Pereira na intermediária, pela direita. O atacante não deixou o lateral-direito completar a finta e cometeu infração. Renato Augusto cobrou diretamente na área, e Renan encaixou sem perigo.

Já aos 19, Adson fez boa jogada individual pela direita e rolou para Renato Augusto na entrada da área. O meio-campista deu um leve toque de primeira e ia encobrindo Renan, mas o goleiro encaixou em cima da linha. O Atlético-GO começou a tentar controlar mais o jogo a partir dos 20 minutos, buscando manter a posse e diminuir o ímpeto do Timão.

Aos 27, Fagner foi disputar na lateral e acabou dando um pisão em Wellington Rato. O árbitro não deu cartão para o corinthiano no lance. Três minutos depois, Renato Augusto foi lançado em profundidade pela direita e achou Fagner no meio. O camisa 23 cruzou rasteiro e a zaga cortou. Pouco depois, o meio-campista cobrou escanteio e, de novo, mandou nas mãos de Renan.

Após uma forte intensidade inicial, o Corinthians foi diminuindo seu ritmo, mas seguia buscando chances no ataque. Com 34 minutos, Yuri Alberto foi lançado dentro da área e deu uma casquinha para Renato Augusto, que dominou na ponta esquerda. O meio-campista trouxe mais para trás e inverteu boa bola para Du Queiroz na ponta direita. O volante dominou esquisito e tentou cruzar, porém pegou mal e mandou pela linha de fundo.

O Timão voltou a assustar logo em seguida. Róger Guedes partiu com a bola dominada pelo meio e arriscou de longe, carimbando a trave de Renan. Du Queiroz tentou aproveitar o rebote, mas a equipe não conseguiu dar sequência ao lance. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Corinthians começou a reencontrar o bom ritmo do começo, impulsionado pela Fiel presente na Neo Química Arena.

Primeiro gol do Corinthians: após manter a posse no ataque e buscar espaços durante alguns minutos, o Timão conseguiu abrir o placar aos 42 minutos. Renato Augusto recebeu na intermediária pela direita e cruzou na cabeça de Gil, que testou forte para vencer Renan e incendiar a torcida em Itaquera.

Antes do reinício da partida, Raul Gustavo sofreu cartão amarelo no banco de reservas por invadir o campo na comemoração do gol.

O árbitro Bruno Arleu de Araújo optou por acrescentar três minutos neste primeiro tempo. O Corinthians seguiu controlando a partida nos instantes finais da etapa inicial, e levou a vitória por 1 x 0 para o intervalo.

Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo*: um gol marcado, 68% de posse de bola, cinco finalizações (três no gol, uma na trave e uma travada), cinco escanteios, nenhum impedimento, quatro faltas cometidas, um cartão amarelo (Raul Gustavo), uma grande chance criada, nenhuma defesa de Cássio, 256/308 passes, 18/35 bolas longas, 2/20 cruzamentos, 6/7 dribles, 88 perdas da posse de bola, 30 disputas de bola vencidas, nove disputas aéreas vencidas, dez desarmes, cinco interceptações e nenhum corte.

Estatísticas do Atlético-GO no primeiro tempo*: nenhum gol marcado, 32% de posse de bola, nenhuma finalização, um escanteio, dois impedimentos, cinco faltas, um cartão amarelo (Wellington Rato), nenhum grande chance criada, duas defesas de Renan, 95/148 passes, 11/40 bolas longas, 1/2 cruzamentos, 2/7 dribles, 74 perdas da posse de bola, 23 disputas de bola vencidas, nove disputas aéreas vencidas, oito desarmes, sete interceptações e 19 cortes.

Gil comemora gol sobre o Atlético-GO. Foto: Leonardo Lima.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, o Corinthians não realizou alterações. Já o Atlético-GO colocou Airton na vaga de Jorginho. Com segundos de jogo, o Timão conseguiu chutar, com Du Queiroz, de longe. O volante isolou e mandou pela linha de fundo.

Já aos dois minutos, Fausto Vera emendou chute em sobra na entrada da área e conseguiu escanteio. A equipe alvinegra seguiu mantendo seu forte ritmo do primeiro tempo nestes minutos iniciais da etapa final.

Segundo gol do Corinthians: com apenas quatro minutos no relógio, Adson roubou bola na defesa e ligou o contra-ataque, esticando para Róger Guedes no último terço do campo. O atacante dominou, carregou e acionou Yuri Alberto, que recebeu com liberdade e chutou por baixo das pernas de Renan, marcando seu primeiro gol pelo Timão.

O Corinthians seguiu em cima do Atlético-GO mesmo após igualar o placar agregado. Aos sete minutos, Adson sofreu falta na ponta direita, bem perto da área. Róger Guedes cobrou direto para o gol e acertou a barreira.

Com nove minutos no relógio, Gil completou cruzamento de cabeça e ia marcando seu segundo gol na partida, se não fosse uma ótima defesa de Renan. Após este lance, o treinador atleticano colocou Hayner e Ricardinho em campo, mas vagas de Dudu e Léo Pereira.

Terceiro gol do Corinthians: no reinício da partida, Renato Augusto cobrou falta da intermediária e, aos dez minutos, mandou na cabeça de Yuri Alberto. O centroavante só deu uma casquinha e colocou no canto de Renan, dando o resultado necessário ao Timão para a classificação.

O Corinthians dominava completamente as ações do jogo e não dava espaços para o Atlético-GO, que não conseguia sair de seu campo defensivo. Aos 17 minutos, Airton recebeu de Marlon Freitas no meio, abriu espaço e arriscou a finalização, mandando para fora. Foi o primeiro chute rubro-negro no jogo.

Pouco depois, o auxiliar de Vítor Pereira, Filipe Almeida, sofreu cartão amarelo na área técnica. Neste momento, o treinador português chamou Giuliano, que entrou na vaga de Du Queiroz. Logo em seguida, Jorginho tirou Jefferson para colocar Arthur Henrique. Uma alteração envolvendo dois laterais-esquerdos.

Quarto gol do Corinthians: hat-trick de Yuri Alberto! Aos 26 minutos, Gil deu um chutão do campo de defesa e Renato Augusto ajeitou de cabeça, deixando Yuri Alberto em ótimas condições na área. O atacante só dominou e deu bela cavadinha na saída de Renan, marcando o quarto do Timão na partida.

Após o gol, Vítor Pereira tirou Renato Augusto e Adson e colocou Cantillo e Gustavo Mosquito em campo. Já o Dragão sacou Baralhas e deu oportunidade a Peglow. O Atlético-GO tentou se arriscar um pouco mais no ataque, mas encontrava dificuldades para furar a defesa alvinegra. Aos 32, o Dragão arriscou de longe com Luiz Fernando, que errou o alvo. Pouco depois, Peglow deu novo chute para fora pelo lado rubro-negro.

O jogo ficou com pouquíssimas emoções nos minutos finais. Com 39 no relógio, Vítor Pereira colocou Júnior Moraes e Giovane em campo, descansando Yuri Alberto e Róger Guedes. O camisa 9 saiu aplaudido pela Fiel pelos três gols marcados. Com pouco tempo em campo, Giovane sofreu cartão amarelo por falta na entrada da área.

Primeiro gol do Atlético-GO: aos 41 minutos, Wellington Rato soltou uma bomba após a equipe goiana cobrar falta com jogada ensaiada, e marcou um golaço, diminuindo a desvantagem rubro-negra.

O árbitro Bruno Arleu de Araújo acrescentou cinco minutos neste segundo tempo. Já no tempo extra, Gustavo Mosquito recebeu lançamento de Fábio Santos na ponta direita, carregou e chutou com perigo. A bola raspou a trave de Renan.

Estatísticas do Corinthians no segundo tempo*: três gols marcados, 48% de posse de bola, nove finalizações (quatro no gol, duas para fora e três travadas), dois escanteios, um impedimento, quatro cartões amarelos (Cássio, Yuri Alberto, Cantillo e Giovane), uma grande chance criada, duas defesas de Cássio, 146/175 passes, 10/23 bolas longas, 2/9 cruzamentos, 2/6 dribles, 57 perdas da posse de bola, 26 disputas de bola vencidas, quatro disputas aéreas vencidas, 11 desarmes, três interceptações e cinco cortes.

Estatísticas do Atlético-GO no segundo tempo*: um gol marcado, 52% de posse de bola, nove finalizações (três no gol, quatro para fora e duas travadas), um escanteio, dois impedimentos, nenhum cartão amarelo, uma defesa de Renan, 165/196 passes, 15/25 bolas longas, 0/7 cruzamentos, 3/9 dribles, 61 perdas da posse de bola, 14 disputas de bola vencidas, uma disputa aérea vencida, seis desarmes, oito interceptações e cinco cortes.

E agora?

Com o resultado, o Corinthians venceu o Atlético-GO por 4 x 3 no placar agregado das quartas de final da Copa do Brasil, e se classificou à semifinal da competição. O adversário do Timão na próxima fase será o Fluminense, que eliminou o Fortaleza nesta quarta-feira. O primeiro confronto será já na semana que vem.

Agora, os comandados de Vítor Pereira voltam a campo neste domingo, às 18h, na Arena Castelão, para enfrentarem justamente o Fortaleza. O duelo será válido pelo Brasileirão.

*Todos os dados foram retirados do aplicativo SofaScore

Veja mais:

Esposa de Mateus Vital expõe mensagens de carinho da Fiel após volta do meia ao Corinthians

Corinthians está escalado com novidades para decisão pela Copa do Brasil

Corinthians Feminino encerra preparação para enfrentar Portuguesa com várias atletas da base

Notícias do Corinthians

Rolar para cima