Neste domingo, 21, o Corinthians recebeu o Guarani na Neo Química Arena em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O Timão saiu de campo com uma vitória por 1 x 0, que veio em um golaço de voleio de Romero para começar 2024 com o pé direito.
O primeiro tempo trouxe poucos riscos ao Corinthians, já que o Guarani só chegou com mais perigo em uma cabeçada de Léo Santos que parou em Cássio. O Timão foi quem chegou mais ao campo de ataque e abriu o placar em um lindo voleio de Romero após belo cruzamento de Fagner. As equipes foram para o intervalo com o 1 x 0 no placar.
No segundo tempo o Corinthians apresentou muitas dificuldades para criar jogadas de ataque e pouco chegou à area do Guarani. O time do interior foi quem teve mais chances, mas não conseguiu traduzi-las em gol. O Alvinegro Paulista administrou a vantagem mínima e saiu de campo vitorioso.
E como fica?
O resultado deixa o Corinthians como líder isolado do grupo C do Campeonato Paulista, que conta com Inter de Limeira, Mirassol e Bragantino
Escalação do Corinthians
Para abrir a temporada 2024, o técnico Mano Menezes escalou a equipe com três dos novos reforços que já foram anunciados pelo Corinthians e utilizou o melhor que tinha disponível para a estreia.
O treinador escalou para a estreia no Campeonato Paulista um time com Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Raniele, Maycon e Matheus Araújo; Matías Rojas, Romero e Yuri Alberto
No banco de reservas, o comandante contou com: Carlos Miguel, Matheus Roger, Fausto Vera, Diego Palacios, Gustavo Mosquito, Wesley, Pellegrin, Rafa Venâncio e Yago. O segundo e os três últimos estiveram no sub-17 em 2023 e treinaram com o time de cima na pré-temporada, ganhando uma chance agora.
O Corinthians sofreu com uma grande quantidade de jogadores indisponíveis para o jogo deste domingo, seja por lesão, não inscrição ou convocação. Paulinho, Ruan Oliveira e Gustavo Henrique são os com problemas físicos; Biro, Donelli e Giovane convocados; e Garro, Bidu, Rafael Ramos e Raul Gustavo não foram inscritos.
Escalação do Guarani
O Guarani, comandado pelo técnico Umberto Louzer, entrou em campo para encarar o Timão com dois velhos conhecidos da Fiel: o zagueiro Léo Santos, formado no Parque São Jorge, e o volante Camacho.
O clube de Campinas entrou em campo com: Douglas Borges, Diogo Mateus, Léo Santos, Rayan e Mayk; Wenderson, Matheus Bueno e Camacho; João Victor, Reinaldo e Derek.
No banco de reservas, Umberto Louzer contou com: Álvaro, Pedro Henrique, Hélder, Lucas Araújo, Anderson Leite, Pablo Thomaz, Gabriel Santos, Gustavo França e Bruno Mendes.
Arbitragem
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu Thiago Luis Scarascati, de 40 anos, para comandar a arbitragem no confronto. Danilo Ricardo Simon Manis e Gustavo Rodrigues de Oliveira foram os assistentes, enquanto Vinicius Furlan exerceu a função de quarto árbitro e José Claudio Rocha Filho ficou no comando do VAR.
Primeiro tempo
A partida começou com o Corinthians trocando passes, mas sem conseguir chegar com muito perigo. Aos seis minutos, Fagner cortou a marcação e cruzou na área. A bola desviou em Mayk e sobrou para Yuri Alberto tentar um voleio, mas ele acabou acertando Wenderson e cometeu falta de ataque.
Aos sete minutos, após um bate-rebate na meia-lua, a bola acabou nos pés de Yuri Alberto, mas Douglas Borges saiu do gol para fazer a defesa antes da finalização. Aos dez minutos, Romero fez boa jogada pela esquerda, driblou a marcação na linha de fundo e tocou para Matheus Araújo. O meia finalizou com perigo, mas a bola foi para fora.
Aos 11 minuto foi a vez do Guarani chegar. Reinaldo passou bem pela marcação, deu uma caneta em Félix Torres e tocou para a área. Derek finalizou com perigo para fora do gol. Aos 13 minutos, a bola foi alçada na área por Mayk, Léo Santos subiu mais alto do que a defesa e mandou uma forte cabeçada, obrigando Cássio a fazer grande defesa.
Aos 23 minutos, Yuri Alberto recebeu lançamento pela direita, correu e fez ótimo cruzamento. Maycon recebeu livre de frente para o gol, mas mandou para fora e desperdiçou uma chance claríssima.
O primeiro gol do Corinthians: Aos 27 minutos, Fagner cruzou a bola com perfeição na área, e Romero acertou um lindo voleio de perna direita para colocar a bola no fundo das redes e abrir o placar para o Alvinegro Paulista.
Aos 35 minutos, Yuri Alberto recebeu cruzamento de Rojas na meia-lua, dominou e finalizou para a defesa do goleiro. Após essa finalização, as equipes não criaram outras chances e o primeiro tempo terminou com o Timão na frente por 1 x 0.
Segundo tempo
Logo no início da segunda etapa, quem chegou com perigo pela primeira vez foi o Guarani. Diogo Mateus cruzou a bola na área, Derek subiu e cabeceou ao lado do gol de Cássio.
Aos cinco minutos, Matheus Araújo errou na saída de bola e Derek finalizou por cima da meta. Na sequência, João Victor bateu com perigo para o gol, de longe, a bola chegou e passou rente aos pés de Derek em uma chance perigosa do Guarani que acabou nas mãos de Cássio.
Aos oito minutos, Rojas cobrou falta com força e Douglas Borges defendeu de soco. Aos dez minutos, em cobrança de escanteio, bola foi alçada na área do Corinthians e Matheus Bueno subiu para cabecear de costas, mandando no travessão de Cássio.
Aos 11 minutos, Romero passou pela marcação com uma caneta, rolou para Matheus Araújo, que tocou para Yuri Alberto. O atacante bateu para fora, mas a arbitragem já havia apontado impedimento.
Aos 15 minutos, Matías Rojas roubou a bola no meio-campo, pelo lado direito e finalizou de longe. O camisa 10 tentou pegar o goleiro de surpresa, mas acabou mandando para fora.
O jogo teve uma queda de intensidade e as equipes passaram a trocar passes sem conseguir chegar com efetividade no campo ofensivo. O Corinthians passou a adotar uma postura mais cautelosa, promovendo as entradas de Fausto Vera e Wesley nas vagas de Matías Rojas e Yuri Alberto, respectivamente.
Aos 35 minutos, Cássio saiu jogando errado, Gabriel Santos roubou a bola e tocou para Derek, que limpou a marcação de finalizou de canhota para fora. Aos 38, Fausto Vera errou na saída de bola, João Victor roubou e bateu por cima do gol.
O restante do duelo não contou com outras chances de perigo e o Timão garantiu a vitória em sua estreia na temporada 2024.
Próximo compromisso
Depois de derrotar o Guarani, o Timão se prepara para enfrentar o Ituano na próxima quarta-feira, 24, às 19h30, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, pela segunda rodada do Campeonato Paulista.
Veja mais:
Corinthians define escalação para primeiro jogo de 2024, contra o Guarani
Saída de Veríssimo não muda prioridade do Corinthians por reforços para o ataque
Fagner elogia Matheus França e acredita em boa temporada com elenco do Corinthians ‘qualificado’
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados