O Brasileirão de 2022 bateu, na última rodada, o recorde histórico de jogadores estrangeiros que atuaram em uma única edição da competição. De acordo com levantamento do jornalista Rodolfo Rodrigues, do UOL Esporte, 82 gringos já fizeram pelo menos um jogo na Série A desta temporada.
Na última rodada, a primeira do segundo turno, alguns não-brasileiros estrearam neste Brasileirão, como os argentinos Fausto Vera (Corinthians), Giuliano Galoppo (São Paulo) e Martín Benítez (América-MG) e o peruano Paolo Guerrero (Avaí), e colaboraram para a marca histórica da competição. Até então, o recorde pertencia à edição de 2020, com 77 estrangeiros.
A Argentina é o país com mais representantes neste Brasileirão, com 25 no total. Uruguai (17), Colômbia (12), Equador (9), Paraguai (8), Chile (4), Venezuela (4), Estados Unidos (1), Peru (1) e Portugal (1) são outras nações que também têm jogadores na elite do futebol brasileiro em 2022. Atletas naturalizados, como é o caso do centroavante Júnior Moraes, do Corinthians, não entram na conta.
Vale destacar que o Corinthians tem grande parcela de colaboração no recorde de estrangeiros do Brasileirão. Isso porque o Timão conta com cinco não-brasileiros em seu elenco: o paraguaio Balbuena, o uruguaio Bruno Méndez, o português Rafael Ramos, o argentino Fausto Vera e o colombiano Victor Cantillo. Se o quinteto não tivesse sido utilizado pelo clube, a atual edição do campeonato não teria batido a marca de forma isolada na última rodada.
Apesar de ter ajudado no recorde, o Corinthians não é o clube com mais estrangeiros em seu elenco. Quem detém essa marca é o Athletico-PR, com oito. No entanto, vale lembrar que a CBF permite que apenas cinco gringos sejam relacionados e utilizados pelo mesmo clube de forma simultânea no Brasileirão.
Veja as cinco edições do Brasileirão com maior número de jogadores estrangeiros na história, de acordo com Rodolfo Rodrigues:
1º – 2022: 82 estrangeiros;
2º – 2020: 77 estrangeiros;
3º – 2021: 74 estrangeiros
4º – 2018: 73 estrangeiros;
5º – 2016: 68 estrangeiros
Veja mais:
Roni recupera boa fase e se destaca no meio-campo do Corinthians
Sequência invicta do Corinthians em casa está entre as maiores do Brasileirão desde 2003
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados