Poucas coisas irritam tanto o torcedor Corinthiano quanto chamarem sua Arena de “Itaquerão”. É verdade que alguns não ligam, mas a imensa maioria abomina a expressão. Entendem e sentem o motivo disso.
Foto: Renato Borges RB / Photografia
O verdadeiro Corinthiano tem orgulho do bairro de Itaquera na zona leste da cidade de São Paulo. A maioria de seus moradores são pessoas de bem trabalhadoras, o que se alinha com a origem humilde e gloriosa do Corinthians. Não existe, talvez, nenhum lugar mais adequado para a construção do antigo sonho da Fiel.
A expressão “Itaquerão” foi disseminada pelos adversários, na tentativa de desdenhar e diminuir o enorme feito da construção da casa própria alvinegra. Um apelido jocoso para se referir a “aquele lugar onde jogam aqueles pobres maloqueiros lá”. Usam com deboche outro apelido qualquer para não enaltecer usando o nome de direito.
Vindo dos rivais e antis é compreensível. A provocação faz parte do futebol. É presente no cotidiano e saudável. A rivalidade é um componente essencial. Inaceitável é quando a expressão é usada nos meios de comunicação, pelos jornalistas e pessoas públicas.
É premissa do jornalismo a isenção. O compromisso com a informação é prerrogativa. Não se tem conhecimento de matérias usando “Chiqueirão”, “Agiotão”, “Panetone”, “Morumbibão”, “Sardinhão” ou “Vaziozão”. O uso de apelido aconteceu unicamente no caso relacionado ao Corinthians.
O auge da cretinice ocorreu no episódio em que o ex-presidente de um clube rival, que vivia chumbado, inconformado com a escolha do melhor estádio para a abertura da Copa do Mundo no país do futebol, usou de todo seu elitismo hipócrita e sua soberba para desfazer do bairro e da zona leste.
Houve enorme repercussão de sua fala pela mídia, que continha frases como “se a Merkel quebrar a perna não tem hospital”. Fala que demonstrava total desconhecimento do local e enorme desrespeito. Mas o aviltante foram os risos em voz alta e a aprovação dos jornalistas presentes.
O Torcedor Corinthiano tem o direito de escolher o nome pelo qual quer que sua casa seja chamada. Jornalismo não pode servir a fins de provocação clubista travestidos de informação e notícia. Ainda mais porque o lindo estádio tem nome: É Arena Corinthians.
Saudações Alvinegras e Saravá São Jorge Fiel! Vai Corinthians!
Sinceramente acho uma baita frescura !!! Sempre essa história nos x imprensa , cada um chame do que quiser se o presidente do clube não foi competente de vender o nome do estádio o problema não é meu e sim do clube , cada um chame do jeito que achar que tem que chamar, eu chamo Morumbi de panetone, e a casa do rival de chiqueiro
Uma ova! O lugar tem nome, chame pelo nome! Se alguém começar a te chamar de chifrudo toda vez que for na sua casa, vc n vai gostar!
Errado o lugar não tem nome o clube não conseguiu vender , sua comparação foi muito infeliz além de burra, primeiro o nome arena Corinthians quem colocou foi os torcedores e o clube adquiriu nome , segundo a comparação que vc faz é idiota eu sou registrado em cartório meu nome , mas vc não tem apelido ?? Nunca te colocaram algum apelido na escola e vc pediu para parar de te chamar de corno e pararam ?? O apelido só pega pra quem liga , eu não ligo pra mim chamem do que quiser eu sempre vou chamar arena Corinthians, pouco me importo do que os outros vão chamar .
Perfeito, a idéia sempre foi de menosprezar e dificultar a venda dos NR, Corinthiano que acha normal ou legal o apelido é um Suino, raça imunda.
Quem dificultou a venda não foi a imprensa mas a própria diretoria que foi incompetente , pq nosso rival conseguiu vender o NR ??
Na vdd amigo Rafa,o “jornalista”que já começa falando “itaquerão”e pasme :Arena “S.P” (já ouví Calil na transamerica se referir assim),ja demonstra rancor e parcialidade que nao condiz com a isençao que “supostamente”eles tanto gritam por aí…
Grande Rafa parabens pela nova materia muito sucesso , pra mim sera um prazer opinar, Arena Corinthians pra mim falo em tom de respeito , a casa do povo é invejada pelos rivais e aplaudida pelos gringos , pois temos um dos estadios mais modernos do mundo coisa que , na vila Sonia nao existe e na barra funda nunca existira na vila do chaves jamais, temos um monumento de dar inveja deixa os antis chamarem de itaquerao a final de contas a casa é nossa !!!!!Um abraço irmao Rafa e nois !!!!
Já vi jornalistas do Sportv, chamar a Arena Corinthians de “Itaquerão e de Arena SP, mais os mesmos não chamam por exemplo, o Allianz Parque pelo nome, justamente, pra não fazer publicidade. Se o lugar tem nome, tem que ser respeitado e chamado pelo nome, penso Eu. Dói na alma desses jornaleiros saber que o Corinthians tem seu estádio
MAIS UMA VEZ VC FOI MILIMÉTRICO, FOI PERFEITO NAS SUAS COLOCAÇÕES MEU IRMÃO RAFA???
Grande Xará, sempre perfeito nas suas colocações e comentários, parabéns e vai Corinthians.
Perfeito Rafa.. é daqueles textos que assino embaixo de cabo a rabo
Sempre falo o mesmo q vc Rafa Gil. Fico espantado ao ver um Corinthiano chamando o estádio pelo aumentativo do bairro. Não me conformo até com a letra de música de torcida organizada. ” Domingo, eu vou lá no …..”. Nessa hora desde lá de trás qdo se queria vender o nome no estádio a imprensa e torcedores não apoiaram.