Na manhã desta quarta-feira (16), a torcida LGBT do Corinthians, conhecida como ”Coletivo Fiel LGBT” emitiu uma nota comunicando desistência do projeto da exibição de uma faixa da torcida na Neo Química Arena. Segundo o Coletivo, o motivo da desistência é a ”falta de interesse” por parte do Corinthians.
”O Coletivo Fiel LGBT vem a público informar que. Desistimos do projeto no qual estávamos trabalhando junto ao Corinthians. (Faixa na Arena) depois de várias conversas nós do Coletivo percebemos uma falta de interesse do clube em realizar o projeto junto ao coletivo. Por tanto, resolvemos por não dar mais continuidade nas conversa com clube. Agradecemos o clube pelo espaço que nos foi dado desde o nosso primeiro encontro em janeiro. Estaremos aqui trabalhado sempre”, escreveu o Coletivo Fiel LGBT.
A Central do Timão entrou em contato com o Corinthians, mas o clube não quis se manifestar.
Com o lema “Para ser o Time do Povo tem que ser um time de todos”, a página Fiel LGBT, criada por torcedores do Corinthians no final de 2019, é conhecida no Twitter por levantar bandeira e conquistar espaço para o público LGBT nas arquibancadas da Neo Química Arena. Além de lutar contra preconceitos, os torcedores também promovem ações de combate à homofobia.
Em janeiro deste ano, o superintendente de marketing do Timão, José Colagrossi Neto marcou uma reunião com o Coletivo para tratar de assuntos relacionados ao combate à homofobia no Corinthians.
A iniciativa de Colagrossi aconteceu após o perfil do Clube no Twitter realizar uma brincadeira de cunho homofóbico com o rival São Paulo. Após apagar o post, o Clube se desculpou e o novo superintendente de marketing, comunicação e inovação Alvinegro afirmou em nota que o Corinthians tomaria uma série de medidas para evitar a repetição do episódio.
Em maio deste ano, no entanto, a Fiel LGBT demonstrou insatisfação com a diretoria. Em suas redes sociais, o grupo comentou sobre a falta de retorno do Alvinegro em suas tentativas de comunicação.
”Demonstrar nossa insatisfação com a falta de retorno do clube para com nossas tentativas de comunicação, que até o momento não foram respondidas.”
O Corinthians, no entanto, publicou uma nota dizendo que ficou combinado entre o Clube e o Coletivo que o ponto focal para o diálogo seria com o Departamento de Responsabilidade Social e não com os responsáveis pelo marketing.
”Na reunião realizada em janeiro, ainda nos primeiros dias da atual gestão, ficou combinado entre o Clube e o coletivo que o ponto focal para o diálogo sobre temáticas sociais era o Departamento de Responsabilidade Social do clube.”
No início deste mês, a Fiel LGBT voltou a usar as redes, onde agradeceu ao Corinthians ”por retornar as solicitações, pela paciência e pela atenção”. Após 14 dias, a torcida comunicou a desistência do projeto da faixa na Casa do Povo.
Leia também:
Fagner e Gil podem alcançar marcas históricas pelo Corinthians nesta noite
Matheus Alexandre espera por oportunidade no Corinthians: ”meu foco é aqui”
Corinthians tem 66,5% de aproveitamento contra o Red Bull Bragantino em Itaquera
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados