- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
O ex-treinador do Corinthians Sub-20, Dyego Coelho, revelou que precisou ‘brigar’ dentro do clube para manter Lucas Piton nas categorias de base. Para permanecer, o jogador seguiu os conselhos do técnico e mudou de posição.
“Queriam mandar o Piton embora, e eu falei que não iriam. Ele era atacante. Eu falei: ‘A gente tinha quer arrumar um lugar para esse menino. Ele era convocado para a seleção de futsal sem jogar o futsal. Tem uma técnica muito boa. Vamos tentar achar um lugar’”, disse Coelho ao ESPN.com.br nesta segunda (26).
O treinador ainda recordou a conversa que teve com o jovem, na época.
“Cheguei para o Piton e falei: ‘Você só tem uma saída: ou vai ser mandado embora ou vou te colocar de lateral esquerdo e você vai jogar pé na linha. Com a habilidade que tem, você consegue fazer as coisas funcionarem’. E deu certo, ele conseguiu fazer as coisas que a gente pedia. Claro, com muito mérito dele”.
Promovido à equipe profissional em 2019, Lucas, 20 anos, tem agradado à comissão técnica e mostrado a evolução defensiva exigida no profissional, com atuações mais seguras, sempre que substitui o titular Fábio Santos, na rotação do elenco.
Titular e autor do segundo gol do Corinthians na vitória sobre o Santos por 2 x 0 na Vila Belmiro, Piton marcou pela primeira vez como profissional, ao cobrar falta com perfeição, dando efeito de curva na bola.
Apontado como uma das joias das categorias de base do Corinthians nos últimos anos, o lateral-esquerdo, reserva na equipe há quase seis meses, Piton segue com moral no mercado internacional. Em março, entrou na lista dos 25 laterais Sub-21 mais valiosos do mundo, elaborada pelo jornal português Record.
Lucas Piton chegou ao Corinthians com 16 anos e foi campeão do mundo com o clube logo em seu primeiro ano, jogando Futsal pela categoria sub-18. Foi, aos poucos, sendo lapidado no futebol de campo.
Até então, o lateral-esquerdo disputou 41 partidas pelo profissional do Alvinegro, sendo titular em 30, e marcou um único gol. Na atual temporada, entrou em campo em cinco jogos, de 13.
Leia também:
Após dez anos, Piton repete golaço de Fábio Santos com a camisa do Corinthians
Em noite de pratas da casa, Piton marca primeiro gol com profissional no Corinthians
Corinthians avalia futuro de Cauê, jovem que tem contrato até 2022