O Corinthians na TV é sinônimo de Ibope, seja em sinal aberto, fechado ou até em pay-per-view. Prova disso é que, na última terça-feira, 18, a transmissão em rede nacional da vitória alvinegra por 2 x 1 sobre o Universitario, do Peru, no Estádio Monumental de Lima, pela Copa Sul-Americana, rendeu ao SBT a melhor audiência com futebol em 2023.
De acordo com dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo site Observatório da TV, a classificação do Corinthians às oitavas de final da Sul-Americana deu uma média de 11,1 pontos de audiência ao SBT, com picos de 12,7 pontos, algo que fez a emissora ser vice-líder em média no horário, perdendo somente para a Globo. A partida alcançou 1,4 milhão de domicílios e 1,7 milhão de espectadores.
O pico de 12,7 pontos aconteceu durante a confusão generalizada entre os jogadores nos acréscimos do segundo tempo, após o segundo gol alvinegro, marcado pelo garoto Ryan, que tirou a camisa na comemoração e mostrou para a torcida do Universitario, sendo expulso na sequência.
Das 23h19 às 23h40, o duelo em Lima bateu No Limite na Globo. O programa fez sua pior estreia na história, muito em função do jogo do Corinthians, e registrou apenas 14 pontos de média, apesar da primeira colocação no horário. O SBT ainda superou a Record na faixa noturna, com 7,1 pontos, contra 6,7 da emissora de Edir Macedo.
Dono dos direitos exclusivos da Copa Sul-Americana em TV aberta, o SBT não havia atingido esses índices na fase de grupos da competição, com transmissões de jogos do Santos e do São Paulo. Vale lembrar que a emissora exibia a Libertadores até 2022, mas perdeu o principal torneio da América do Sul para a Globo em 2023.
Para efeito de comparação, o primeiro jogo entre Corinthians e Universitario, pelos playoffs, na semana passada, disputado na Neo Química Arena, rendeu uma média de 8,4 pontos na Grande São Paulo ao canal de Silvio Santos, segundo o Notícias da TV. O segundo duelo, então, significou um acréscimo de pouco menos de três pontos no Ibope. O SBT teve a concorrência da ESPN, que mostrou os dois duelos em TV fechada.
A classificação do Corinthians, portanto, vai ajudar a salvar a média mensal de audiência do SBT, que não é boa. O clube também vai colaborar para um aumento do Ibope da emissora em agosto, uma vez que os dois jogos das oitavas de final, contra o Newell’s Old Boys, da Argentina, serão transmitidos no próximo mês, nas semanas dos dias 2 e 9.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Matheus Bidu lidera o Corinthians em cinco quesitos em jogo da Copa Sul-Americana
Técnico do Corinthians explica esquema tático contra o Universitario e valoriza Sul-Americana
Corinthians é o time da Série A com quinto melhor aproveitamento pós-Data FIFA
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados