- Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão
Nesta quarta-feira, 21, o Corinthians vai até a Vila Belmiro para enfrentar o Santos, às 20h (de Brasília), em partida válida pela 11° rodada do Campeonato Brasileiro, em um jogo que promete ser recheado de “lei do ex”. Isso porque o atual elenco alvinegro conta com dois jogadores que já passaram pelo adversário, enquanto o plantel rival tem dois atletas que já passaram pelo Timão.
Do lado corinthiano, os candidatos à “lei do ex” são o lateral-esquerdo Fábio Santos e o centroavante Yuri Alberto. Já pelo lado santista, os candidatos são o lateral-esquerdo Lucas Pires e o atacante Mendoza. O Corinthians não divulgou sua lista de relacionados, mas o Santos confirmou os dois jogadores em sua lista.
Yuri Alberto
O centroavante foi formado na base do Santos e subiu ao profissional em 2017 após destaque nas categorias inferiores. No profissional, o jogador não conseguiu ser tão consistente, e após não renovar seu contrato, se transferiu sem custos para o Internacional.
Depois de se destacar no clube gaúcho, foi negociado em 2022 com o Zenit-RUS. Ainda no mesmo ano, foi emprestado ao Timão por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. No início deste ano foi adquirido em definitivo pelo Corinthians, e inclusive balançou as redes no último clássico contra seu ex-clube.
Fábio Santos
Revelado em 2006 por outro rival, o São Paulo, Fábio Santos passou por Kashima Antlers-JAP, Cruzeiro e Mônaco antes de chegar ao Santos, em agosto de 2008. Entretanto, só jogou no clube até janeiro do ano seguinte, quando seguiu para o Grêmio.
O clube gaúcho foi o último do lateral-esquerdo antes de sua primeira passagem pelo Corinthians. Jogou no Rio Grande do Sul de 2009 até 2011, quando foi contratado pelo Timão. Ficou na equipe até 2015, vencendo um Brasileirão, uma Libertadores, uma Recopa, um Mundial de Clubes e um Paulistão. Foi negociado para o Cruz Azul e ainda passou pelo Atlético-MG antes de voltar ao Alvinegro em 2020.
Lucas Pires
O lateral-esquerdo foi formado nas categorias de base do Corinthians, mas nunca atuou no profissional do clube. Lucas Pires tinha contrato até setembro de 2021, mas rescindiu seu contrato com o clube em julho daquele ano. No mesmo mês acertou com o Santos, onde tem sido constantemente utilizado.
Stiven Mendoza
Após breve passagem pelo futebol indiano, o atacante colombiano chegou ao Corinthians em 2015, após ser sondado por clubes italianos. Entretanto, Mendoza teve poucas oportunidades e não se firmou no Timão, sendo emprestado no fim do mesmo ano para o seu clube anterior na Índia, o Chenayin.
Voltou ao Alvinegro em 2016, mas não foi utilizado. Acumulou empréstimos para New York City-EUA, Bahia e Amiens-FRA, onde foi adquirido definitivamente. Voltou ao Brasil para jogar pelo Ceará, onde teve grande destaque. No início desse ano, deixou o clube cearense e acertou com o Santos.
Veja mais:
Corinthians tem quatro pendurados para clássico contra o Santos
PM afirma em nota oficial que não houve desordem dos torcedores na chegada do Corinthians em Santos
Último jogo entre Corinthians e Santos teve ‘lei do ex’ e polêmica em gol anulado; relembre