Há exatos 107 anos, Corinthians e Santos fizeram primeira partida da história do confronto; relembre.
No dia 22 de junho de 1913, Corinthians e Santos entravam no gramado do Palestra Itália para o primeiro clássico da história entre as duas equipes. O Peixe, comandado por Urbano Caldeira – que deu o nome ao estádio do clube – levou a melhor em cima do Timão, vencendo a partida por 6×3.
Ficha técnica do jogo
Corinthians 3×6 Santos
22 de junho de 1913
Palestra Itália (Parque Antarctica)
Árbitro: J. Menezes
Corinthians: Casemiro do Amaral, Aristides, Fúlvio, Casemiro González, Police, Alfredo, Lepre, Rodrigues, César Nunes, Fabbi e Peres. Técnico: Casemiro González.
Santos: Damasceno, Arantes, Sidney, Pereira, Ambrósio, Ricardo, Millon, Nilo, Urbano, Cross e Arnaldo. Técnico: Urbano Caldeira.
Gols: Millon (2x), Arnaldo (2x), Fabbi, César Nunes, Peres, Ambrósio e Ricardo.
De lá para cá, foram 337 jogos, com 132 vitórias do Corinthians, 108 do Santos e 97 empates. O Timão marcou 587 jogos e sofreu 509. Conhecido como ‘Clássico Alvinegro’, a partida já decidiu campeonatos e foi motivo de ‘tabu desesperador’. Confira alguns momentos marcantes do embate.
A maior goleada da história do clássico foi registrada em 1920, e o Corinthians acabou levando a melhor. Em partida realizada na Vila Belmiro, nomes como Amílcar, Neco e Gambarotta marcaram os tentos corinthianos. Porém, dava para ter sido mais, já que o árbitro teve que acabar o jogo quando Ary Patusca fez contra o décimo-primeiro gol e foi expulso, deixando o Santos com cinco jogadores a menos e impossibilitando a continuidade da partida.
Apesar de ser jogado em 1931, o jogo decidiu o Campeonato Paulista de 1930. A vitória do Timão, com gols de Gambinha, Filó, De Maria e Napoli, deu o segundo tricampeonato paulista da história do Corinthians (1928/29/30). Além disso, o time conquistou de maneira definitiva a Taça Washington Luiz.
No começo de novembro de 1957, Santos e Corinthians se enfrentaram em um jogaço no Pacaembu. O Timão contava com grandes nomes no elenco, como Gilmar dos Santos Neves, Cláudio e Luizinho. O Santos trazia um jovem Pelé no ataque. E assim, com gol aqui e gol ali, o jogo acabou em 3×3, resultado que deu a taça dos invictos ao Corinthians.
Entre as décadas de 1950 e 60, o Corinthians passou 11 anos sem vencer o Santos de Pelé em Campeonatos Paulistas. O tabu ‘tirava o sono’ dos corinthianos, mas se findou no começo de 1968. Em confronto no Pacaembu, Paulo Borges e Flávio marcaram, já no segundo tempo, os gols que trouxeram as vitórias de volta para o time da capital paulista.
Leia mais:
+ Corinthians lança websérie de cinco capítulos sobre o título do Brasileiro de 1990
+ Prejuízo? Entenda o impacto do clube social nas contas do Corinthians
O jogo marcou o terceiro confronto pelas semifinais do Brasileiro de 1998. Após perder o primeiro por 2×1 e ganhar o segundo por 2×0, o Corinthians fez o tira-teima no Pacaembu. Após sofrer um gol de Viola no fim do primeiro tempo, Edílson empatou aos 11 do segundo. O resultado deu a classificação ao Timão, que depois, venceria o Cruzeiro e conquistaria seu segundo título do Brasileiro.
O único Campeonato Brasileiro decidido entre as duas equipes acabou mal para o Corinthians. Após perder o primeiro jogo por 2×0, os times se encontraram no Morumbi. Com o famoso lance das ‘pedaladas’ de Robinho em cima de Rogério, o Santos acabou levando a melhor e ficou com o título.
Leia mais:
+ Neto revela que pensou em se candidatar à presidência do Corinthians: “me preparei”
+ Mais de 90 dias depois, Corinthians reabre CT com uma série de restrições
Com Ronaldo Fenômeno em campo, o Corinthians disputou a final do Paulistão de 2009 contra o Santos. Após marcar um gol de falta com Chicão e outro com Ronaldo ainda no primeiro tempo, na segunda etapa, brilhou a estrela do artilheiro brasileiro em Copas. O camisa nove do Timão mandou um golaço de cobertura em cima de Fábio Costa. Na semana seguinte, o Corinthians sagrou-se campeão no Pacaembu.
No único confronto de mata-mata da história da Libertadores, os clubes se enfrentaram nas semifinais de 2012. O time de Neymar não conseguiu superar o forte Corinthians de Tite. No primeiro jogo na Vila Belmiro, no dia 13 de junho, Sheik marcou um golaço e deu a vitória aos corinthianos. Na semana seguinte Danilo fez o gol de empate e deu a classificação para o Timão no Pacaembu.
Leia mais:
+ ‘Não temos data, mas vamos começar sim’, afirma médico da CBF sobre realização do Brasileirão
+ Jogadores do Corinthians retiram EPIs nesta segunda; bateria de testes começa amanhã, terça
+ “Fui muito feliz”; Jô fala sobre período no futsal do Corinthians
+ Há 64 anos, Corinthians goleava gigante europeu em pleno Pacaembu
Por Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados