Chegou a hora? Xavier pode ganhar chance inédita com Sylvinho após suspensão de Gabriel

  • Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão

No próximo sábado (25), às 19h (Brasília), o Corinthians enfrenta o Palmeiras, na Neo Química Arena, com holofotes voltados para a presença do quarteto formado por Giuliano, Renato Augusto, Roger Guedes e Willian. No entanto, há a possibilidade de um nome menos badalado aparecer no time, com a expectativa de agarrar uma chance de ouro. Após quase três meses, Xavier pode voltar a aparecer entre os titulares do Timão.

A única vez que o jovem volante começou uma partida sob o comando de Sylvinho foi diante do Fluminense, em São Januário, no dia 27 de junho. Na ocasião, as equipes empataram em 1×1. O jogador também saiu do banco de reservas em outros nove compromissos no Brasileirão – contra Palmeiras, Sport Recife, São Paulo, Chapecoense, Cuiabá, Flamengo, Ceará, Athletico-PR e Atlético-GO (segundo turno).

A possibilidade de uma nova oportunidade no time inicial pode aparecer por conta da dupla suspensão de Gabriel. O camisa 5 estava pendurado e sofreu um cartão amarelo durante o empate com o América-MG, no último domingo, além de ser expulso com cartão vermelho direto após o apito final por proferir xingamentos ao árbitro. Sendo assim, estará ausente nos confrontos contra Palmeiras e Red Bull Bragantino, abrindo brecha para uma sequência inédita de Xavier como titular com Sylvinho.

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians.

O principal concorrente do jogador de 21 anos é Victor Cantillo, que era titular até o começo de agosto, mas perdeu espaço. O colombiano se machucou e quando retornou não saiu do banco de reservas. Também oriundo das categorias de base, Du Queiroz pode aparecer como opção, mas o treinador vem utilizando-o como lateral-direito improvisado quando Fagner não pode atuar.

A favor de Xavier pesa o fato de ele ter mais vigor físico e mais poder de marcação do que o estrangeiro. Com as chegadas dos novos reforços, a prioridade de Sylvinho passou a ser escalar um primeiro volante de mais contenção em vez de um organizador, como é o caso de Cantillo. De acordo com o portal “Globo Esporte”, nestes quatro meses sob o comando do técnico, o camisa 39 foi testado como primeiro e segundo volante, além de ter realizado treinos como zagueiro.

No último dia 16 de setembro, Xavier completou um ano de sua estreia como profissional – que ocorreu sob o comando de Dyego Coelho, na vitória por 3×2 sobre o Bahia, na Neo Química Arena. O jogador também foi utilizado por Vagner Mancini, mas não conseguiu se firmar como titular. Desde então, o volante disputou 35 jogos, cinco a menos que seu amigo Roni, que atualmente está machucado. Xavier possui vínculo com o Corinthians até janeiro de 2023.

Veja mais:

De olho no Derby, Sylvinho tenta melhorar retrospecto ruim do Corinthians em clássicos sem público

Ex-dirigente do Corinthians avalia trabalho de Sylvinho e sugere técnicos de ponta

Brigas, provocações e golaço – Há sete anos, Corinthians vencia primeiro Majestoso na Neo Química Arena

Notícias do Corinthians

Rolar para cima