Na noite do último sábado (13), na Neo Química Arena, em jogo que teve início às 21h (Brasília) e foi válido pela 32ª rodada do Brasileirão, o Corinthians se recuperou após derrota para o Atlético-MG no meio de semana e, com uma boa atuação unida com shows de Renato Augusto e Róger Guedes, o Timão venceu o Cuiabá por 3×2. Além da dupla citada, Giuliano também marcou um gol.
A sexta vitória seguida em Itaquera aumentou a chance do clube se classificar à Libertadores em 13,4%, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O número estava em 71,6% após o revés diante do Galo, e agora saltou para 85%, deixando o Corinthians com um pé no campeonato continental. Esta porcentagem representa um crescimento substancial de 31,2% em relação ao triunfo sobre a Chapecoense, também em casa, há quase duas semanas.
O único clube com 100% de probabilidade de qualificação à Libertadores de 2022 é o próprio líder Atlético-MG. Curiosamente, o arquirrival Palmeiras também aparecia com a possibilidade máxima, mas agora está com 99,999%. O Flamengo figura em seguida, com 99,998%. Sendo assim, ambos já estão praticamente garantidos no principal torneio sul-americano do ano que vem.
Apesar de agora ocupar a quinta colocação do Brasileirão, atrás dos três times citados no parágrafo anterior e do Red Bull Bragantino, que está em quarto, o Timão tem a quarta maior probabilidade de jogar a próxima Libertadores. O Massa Bruta tem uma partida a mais que o Corinthians na competição nacional, e aparece com 80,5% de chance.
Por consequência do aumento na possibilidade de classificação à Libertadores, a chance do time alvinegro disputar a Sul-Americana caiu para 15%. O número estava em 28,2% após a derrota para o Atlético-MG. Além disto, ainda de acordo com a UFMG, o Corinthians não tem mais nenhuma chance de conquistar o título nacional, tampouco de ser rebaixado à Série B.
O próximo compromisso da equipe de Sylvinho será na quarta-feira (17), às 21h30 (Brasília), diante do Flamengo, no Maracanã. Uma vitória pode colocar o Timão no G-4 do Campeonato Brasileiro.
Veja mais:
Róger Guedes lidera estatísticas entre jogadores do Corinthians; confira números
Sylvinho relata trabalho emocional após derrota para o Atlético-MG e conversa dura no vestiário
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados