O Corinthians perdeu para o Flamengo na última quarta-feira (17), em jogo que teve início às 21h30 (Brasília) e foi válido pela 33ª rodada do Brasileirão, no Maracanã, com gol de Bruno Henrique nos acréscimos do segundo tempo. Diferentemente do que aconteceu após o duelo contra o Atlético-MG, há uma semana, quando o Timão viu sua probabilidade de classificação à Libertadores aumentar mesmo com derrota, desta vez as chances diminuíram.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a sétima partida seguida sem vitória fora de casa deixou a equipe de Sylvinho com 82,5% de possibilidade de conquistar uma vaga na principal competição do continente. O número representa uma baixa queda de 2,5% em relação à probabilidade após a vitória sobre o Cuiabá, no sábado (13), na Neo Química Arena.
Antes com 99,998% de chances, o Rubro-Negro garantiu o 100% com os três pontos conquistados sobre o Timão. O Atlético-MG e o Palmeiras também têm a probabilidade máxima de classificação ao campeonato internacional.
Mesmo ocupando a quinta colocação do torneio nacional e vindo de dois reveses nos últimos três compromissos, o Corinthians tem a quarta maior probabilidade de jogar a Libertadores em 2022, atrás apenas dos três times citados no parágrafo anterior, que são os líderes do campeonato. O Red Bull Bragantino aparece à frente do Timão na tabela do Brasileiro, mas tem um jogo a mais e aparece com 78,7% de possibilidade de qualificação à competição sul-americana.
A leve diminuição na possibilidade de disputar o torneio que classifica para o Mundial de Clubes aumentou a chance do time alvinegro disputar a Sul-Americana, agora ficando em 17,5%, número 2,5% maior que o apresentado na rodada anterior. Além disto, ainda de acordo com a UFMG, o Corinthians não tem mais nenhuma chance de conquistar o título nacional, tampouco de ser rebaixado à Série B.
O Corinthians volta a campo no próximo domingo (21), às 16h (Brasília), na Neo Química Arena, com mais uma chance de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro, pois o Red Bull Bragantino já realizou seu jogo da 34ª rodada. O adversário será o Santos de Fábio Carille, que luta contra o rebaixamento.
Veja mais:
Corinthians faz seu pior jogo em finalizações com reforços em campo; veja números
Sylvinho elogia qualidade técnica do Flamengo e reconhece que Corinthians não teve bom desempenho
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados