O torcedor alvinegro pode respirar tranquilo nesses últimos dois jogos do Brasileirão. O Corinthians está praticamente livre do rebaixamento e só vai disputar a Série B de 2024 em caso de uma combinação extremamente improvável de resultados nas duas rodadas finais. Ao menos, é o que diz um estudo matemático da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
De acordo com a UFMG, a probabilidade de rebaixamento do Corinthians agora é de apenas 0,011%. O número praticamente zerou após a 36ª rodada do Brasileirão, bastante favorável para os comandados de Mano Menezes. O Timão derrotou o Vasco em São Januário, de virada, e viu todos os concorrentes pela última vaga do Z-4 tropeçarem – Bahia, Santos e Cruzeiro, além do próprio Cruzmaltino.
Para ser rebaixado à Série B, o Corinthians precisa perder os dois jogos finais do Brasileirão, contra Internacional e Coritiba. Isso sem contar com uma combinação de resultados dos outros clubes que ainda brigam contra a 17ª colocação. Um empate nas últimas duas rodadas já garante matematicamente o Timão na Série A de 2024.
Isso porque o Corinthians chegou a 47 pontos com a vitória diante do Vasco. O Bahia, primeiro dentro da zona de rebaixamento, tem 41 pontos e pode, no máximo, igualar a pontuação alvinegra até o final do campeonato. Os comandados de Mano Menezes estão na 13ª colocação – clique AQUI para ver a tabela atualizada.
Corinthians, Bahia (49,8% de chances de rebaixamento), Vasco (32,6%), Santos (16,5%) e e Cruzeiro (1,1%) brigam contra a última vaga para a Série B de 2024. América-MG, Coritiba e Goiás já estão matematicamente na segunda divisão.
A 36ª rodada do Brasileirão também encaminhou a classificação do Corinthians para a Copa Sul-Americana do ano que vem. De acordo com a UFMG, o Timão tem 96,1% de chances de disputar a competição continental em 2024. Os únicos 100% garantidos no torneio são Athletico-PR e Internacional. Cuiabá (99,71%) e Fortaleza (99,47%) vêm logo atrás.
Para pontuar e garantir matematicamente a permanência na Série A, o Corinthians recebe o Internacional neste sábado, 02/12, na Neo Química Arena, às 18h, pela 37ª rodada do Brasileirão. O time alvinegro encerra a participação no campeonato diante do Coritiba, no Couto Pereira, em 06/12.
Veja mais:
Nilmar revela bastidores de acerto com Corinthians e lembra de ‘mentira’ que contou em apresentação
Corinthians recebe família de refugiados da Faixa de Gaza em jogo na Neo Química Arena
Atacante do Corinthians destaca emoção e explica lance de primeiro gol pela Seleção Brasileira
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados