Na manhã desta segunda-feira, 30, dia seguinte ao empate em 1 x 1 entre Corinthians e Santos, na Neo Química Arena, a CBF divulgou o áudio da conversa do VAR durante a análise do pênalti marcado a favor do Peixe, que causou polêmica no lado corinthiano nos acréscimos do segundo tempo. O Timão reclamou muito da decisão da arbitragem no lance que originou o gol santista, do atacante Mendoza.
Na conversa, o árbitro de campo, Anderson Daronco, diz ao chefe da cabine do VAR, Wagner Reway, que não viu um toque do corinthiano Bruno Méndez no santista Soteldo porque estava com a visão “encoberta”. No entanto, a arbitragem de vídeo recomendou a revisão no monitor, e o gaúcho mudou a decisão alegando que o zagueiro uruguaio “calçou a passada” do atacante venezuelano.
“Ele (Bruno Méndez) põe o pé na passada do jogador (Soteldo), ok? Vou te dar outro ângulo de novo, que dá para ver pouco o contato, mas dá para ver o movimento. Aquela de cima. Vai, dá o play, dá o play maior (…) Ele põe o pé na passada do jogador e calça a passada dele“, disse Reway, após recomendar para Daronco a revisão do lance.
Logo depois, Anderson Daronco concordou com a análise de Wagner Reway, de que Bruno Méndez “calçou” Soteldo no lance, e mudou a decisão de campo, assinalando pênalti a favor do Santos. Mendoza cobrou e converteu nos acréscimos do segundo tempo. Leia o diálogo completo abaixo.
“Com esse toque, ele (Méndez) acaba calçando. O jogador número 25 (Méndez), ele calça na passada. A decisão é tiro penal sem cartão amarelo”, declarou Daronco.
A marcação do pênalti causou muita reclamação pelo lado do Corinthians, externada pelo presidente Duilio Monteiro Alves, pelo gerente de futebol Alessandro Nunes, pelo técnico Mano Menezes e por jogadores como Fausto Vera, Cássio, Fábio Santos e Renato Augusto. O lateral-esquerdo e o meio-campista, inclusive, disseram que Soteldo pediu desculpas aos corinthianos para não sofrer cartão amarelo por simulação.
Fato é que o resultado não foi bom para o Corinthians, que chegou ao quarto empate por 1 x 1 consecutivo na Neo Química Arena, sendo o terceiro pelo Brasileirão. O Timão não consegue emendar uma sequência de vitórias e segue na parte de baixo da tabela nacional, ocupando a 14ª colocação.
Leia o diálogo entre VAR e Daronco:
AVAR1 (Diogo Carvalho Silva): “Possível penal. Aguarda.”
VAR (Wagner Reway): “Segue que tem um possível penal. Segue, segue, segue. Aqui, aqui.”
AVAR1: “Não penal que ele deu. Checando possível penal.”
Daronco: “Reway (VAR), eu não vejo se tem toque no pé. Se tem pisão, eu quero ver.”
AVAR1: “Ok, sai do bolo. Ok, aguarda.”
Daronco: “Eu não vejo se tem o toque no pé porque estou encoberto. Se tem o pisão, eu quero ver, Reway.”
VAR: “Tem o toque. Agora eu quero ver por outro ângulo. Quero ver se ele busca o contato aqui.”
Daronco: “Eu não consigo ver.”
VAR: “Não, ele não busca o contato, ele vai para a pisada. Volta um pouquinho mais, me dá um replay.”
VAR: “Estou terminando de checar, tá? Tem um contato, eu só preciso ver como foi. Estou terminando de checar, só um instante. Outro ângulo, outro ângulo.”
AVAR1: “Faz o procedimento aí, do tiro de meta. É só aguardar, está checando possível penal.”
VAR: “Só tem esses dois (ângulos). O jogador (Bruno Méndez) interrompe a passada dele ali, ele bota o pé onde ele ia passar. Pênalti. Daronco, te recomendo revisão ao possível penal, ok? O jogador põe o pé exatamente na passada do atleta do Santos. Recomendo revisão para possível penal.”
Daronco: “Reway, eu quero escutar, mas não estou escutando. O que tu quer?”
VAR: “Recomendo revisão, possível penal. Recomendo revisão. Recomendo revisão.”
Daronco: “Recomenda revisão, segura, segura.”
VAR: “Agora, vê app. Vou limpar o app enquanto você vem.”
Daronco: “Tá bom. Ninguém vem.”
VAR: “Esse aqui, esse aqui. Para no contato. Não abre ainda. Vai, segue, segue, segue. Não abre para revisão ainda não. Fecha para revisão, gente, eu estou vendo o app. Vou te mostrar o lance. Vou te mostrar por aquela de baixo primeiro. Ele põe o pé na passada do jogador, ok? Vou te dar outro ângulo de novo, que dá para ver pouco o contato, mas dá para ver o movimento. Aquela de cima. Vai, dá o play, dá o play maior.”
Daronco: “Com esse toque, ele (Méndez) acaba calçando.”
VAR: “Exatamente, ele põe o pé na passada do jogador e calça a passada dele.”
Daronco: “O jogador número 25, ele calça na passada. A decisão é tiro penal sem cartão amarelo.”
VAR: “Ok.”
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Soteldo pediu desculpas para jogadores do Corinthians após pênalti polêmico, diz Fábio Santos
Corinthians e ALE Combustíveis: últimos dias de uma promoção imperdível para a Fiel!
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados