CBF altera sistema de disputa do Brasileirão Sub-20 e cria grupos regionais; veja chave do Corinthians

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

Depois de atrasar o início do Brasileirão Sub-20 em quase um mês, a CBF decidiu alterar o sistema de disputa da competição nacional. Agora, a nova diretoria do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, optou por criar uma fórmula com dois grupos regionais. As informações foram inicialmente divulgadas pelo “Globo Esporte”.

Antes, o torneio era disputado em nove rodadas na primeira fase, com todos contra todos. A mudança se dá por motivo de revisão de custos anteriormente orçados. Por isso, a CBF adiou o início de quatro campeonatos previstos nos calendários de base e do futebol feminino.

Troféu do Brasileirão Sub-20. Foto: Mauro Horita/CBF.

Cada grupo contará com dez clubes. O primeiro tem cinco paulistas (Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras e Red Bull Bragantino), dois gaúchos (Grêmio e Internacional), um paranaense (Athletico-PR), um catarinense (Chapecoense) e um goiano (Atlético-GO). Já o segundo é formado por quatro cariocas (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco), três mineiros (Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro) e três nordestinos (Ceará, Fortaleza e Bahia).

Cada equipe disputará nove jogos na primeira fase e enfrentará todos os integrantes de sua chave em duelos apenas de ida. Os quatro melhores de cada grupo passarão para o mata-mata, onde o líder de um enfrentará o quarto colocado de outro, enquanto os segundos duelam com os terceiros. Ainda não há definição de quando e onde os times irão estrear, mas o Brasileirão Sub-20, agora, deve ter início em 29 de maio.

Em 2022, o Corinthians irá em busca de seu segundo título da competição nacional. O primeiro e único troféu do Timão neste torneio veio em 2014, sob o comando de Osmar Loss, em geração que contava com nomes como Caíque França, Guilherme Arana, Marciel, Gustavo Tocantins, Léo Príncipe, Gabriel Vasconcellos e Matheus Cassini. O adversário na final foi o Athletico-PR, que perdeu por 1 x 0, com gol de Gustavo Vieira.

Veja mais:

Com clássico na Neo Química Arena, Corinthians conhece detalhes de mais cinco rodadas do Brasileirão

Ídolo do Corinthians pede punições mais duras à Conmebol em novos casos de racismo

Seleção Brasileira Sub-20 convoca dois jogadores do Corinthians para disputa de torneio

Notícias do Corinthians

Rolar para cima