Neste domingo (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O goleiro Cássio, um dos maiores defensores da causa no futebol brasileiro, falou sobre o movimento e a relevância da inclusão de pessoas que possuem TEA (Transtorno do Espectro Autista) na sociedade.
“Hoje é o Dia Mundial (de Conscientização do Autismo), né? Primeiramente eu gostaria de parabenizar todas as pessoas que se envolvem com esta causa. Eu tenho uma filha que tem autismo, tem TEA, que é a Maria Luiza. É uma causa que eu tenho conhecido mais agora, tenho aprendido muito, mas tenho muito mais o que aprender“, disse o Gigante.
“É uma causa que muitas vezes a gente tem pouca informação. Às vezes não se tem o respeito que deveria. Então é uma causa que a gente tem que lutar diariamente, quem tem filho autista sabe o que é. (…) Tenho visto muitas coisas, tem mães que são guerreiras e têm feito grandes coisas para seus filhos. Que seja diariamente o Dia do Autismo, que a gente possa progredir, ajudar, ser cada dia melhor como seres humanos. E mostrar que a criança autista tem direito de estar em qualquer lugar“, concluiu.
A Neo Química Arena é o primeiro estádio do Brasil a contar com o espaço TEA, uma sala projetada para atender às necessidades de pessoas autistas, proporcionando uma experiência mais confortável e segura durante os jogos.
O espaço TEA conta com isolamento acústico, que ajuda a reduzir os ruídos externos, proporcionando um ambiente mais tranquilo e confortável. Além disso, a sala oferece atividades e brincadeiras específicas para esses torcedores, com o objetivo de tornar a experiência mais inclusiva e agradável.
Essa iniciativa do Timão é um grande passo para a inclusão social de pessoas com TEA e pode servir de inspiração para outras arenas e estádios no Brasil e no mundo. É importante ressaltar que a inclusão de pessoas com deficiência é um direito previsto em lei, e é fundamental que espaços públicos e privados estejam preparados para atender a essa demanda.
Além do apoio do clube, a Fiel Torcida conta com o movimento Autistas Alvinegros, o primeiro do Brasil a contemplar torcedores com Transtorno do Espectro Autista. Eles sempre comparecem aos jogos de futebol masculino, feminino e categorias de base. O Corinthians abraçou a causa e destinou um setor específico para os membros dessa torcida, o Oeste Superior.
Veja a declaração completa:
Veja mais:
Pedrinho vê Corinthians como ‘qualificado’ e confia em vitória na estreia pela Libertadores
Corinthians Feminino atualiza lista de desfalques com lesão de volante e jogadoras convocadas
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados