Após 12 anos de uma vitoriosa e marcante trajetória, o goleiro Cássio oficialmente deixará o Corinthians após chegar a um acordo de rescisão com a diretoria do clube. O Gigante chegou ao Parque São Jorge como um goleiro pouco conhecido. Era a terceira opção no elenco e, com muito trabalho, chegou à titularidade absoluta.
O que os torcedores não imaginavam é que aquele goleiro, que estreou contra o modesto XV de Piracicaba pelo Paulistão de 2012, seria um dos principais responsáveis por garantir os anos mais vitoriosos da história do clube. A Central do Timão traz um levantamento dos números impressionantes que Cássio conquistou com a camisa alvinegra.
Títulos
Após estrear pelo Corinthians contra o XV de Piracicaba pelo Paulistão de 2012, o goleiro voltou a entrar em campo contra o Emelec, do Equador, pelas oitavas de final da Libertadores. A partir daí, se tornou titular absoluto da equipe. Com direito a uma das defesas mais marcantes da história do Timão no jogo contra o Vasco pela semifinal, Cássio viu a competição continental se tornar sua primeira conquista pelo clube.
Após o título da Libertadores, o Corinthians se preparou para a disputa do Mundial de Clubes. Na competição, que contava com apenas dois jogos, Cássio não sofreu nenhum gol e teve uma atuação histórica na final contra o Chelsea, da Inglaterra, sendo eleito o melhor jogador do torneio, da grande decisão e garantindo o importante bicampeonato para o Alvinegro.
Logo no início de 2013, o Gigante conquistou mais dois títulos pelo Corinthians: a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Paulista. No entanto, Cássio viu a equipe passar em branco em 2014, voltando a ser campeã em 2015, quando o Timão conquistou seu sexto título do Brasileirão, com uma campanha impecável de um time brilhante comandado por Tite.
Após ter um 2016 sem títulos e de altos e baixos, onde chegou a ser reserva de Walter, Cássio voltou a todo vapor para 2017, sendo peça fundamental nos títulos do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro. O Gigante voltou a ganhar o torneio estadual em 2018 e 2019, sendo essas suas últimas conquistas pelo Timão.
O goleiro viu a equipe bater na trave na Copa do Brasil de 2022, quando perdeu nos pênaltis para o Flamengo, mesmo com Cássio defendendo uma cobrança. Voltou a ficar perto do título em 2023, quando foi eliminado na semifinal pelo São Paulo. O mesmo aconteceu na Copa Sul-Americana, onde o Timão parou na semifinal em 2019 e 2023. As copas foram as únicas competições que o jogador não venceu pelo Corinthians.
Cássio encerrou sua brilhante e vitoriosa pelo Alvinegro Paulista com nove títulos conquistados.
Recordes e marcas
As principais marcas de Cássio estão relacionadas aos seus impressionantes números de jogos. O goleiro é o segundo jogador com mais jogos pelo Timão, com 712, e é o líder de partidas entre jogadores de sua posição. O Gigante também é quem mais jogou na Neo Química Arena, com 293 jogos.
Cássio é o jogador da história do Corinthians com mais jogos disputados em quatro competições: Campeonato Brasileiro (392 jogos), Copa do Brasil (60 jogos), Copa Libertadores (55 jogos) e Copa Sul-Americana (31 jogos). Além disso, é quem mais atuou em torneios internacionais pelo Alvinegro, com 90 jogos, e é o único a jogar em todos os países da Conmebol.
O goleiro também sai do Corinthians como o segundo jogador com mais clássicos disputados, com 126. O Gigante conquistou títulos contra todos os rivais, eliminou todos ao menos uma vez, derrotou todos no pênaltis ao menos uma vez e se classificou como visitante ao menos uma vez.
Cássio também se consagrou como o goleiro com mais pênaltis defendidos pelo clube, com 32. Sua qualidade na disputa de penalidades o fizeram ser o arqueiro com mais cobranças defendidas no Brasil em 2023, com sete.
Por fim, os nove títulos conquistados fazem de Cássio o sétimo jogador com mais conquistas pela equipe masculina. Considerando também a equipe feminina, o goleiro fica na 23° colocação.
Prêmios individuais
Em 2012, Cássio teve quatro conquistas individuais. O Gigante foi escolhido para a Seleção da Libertadores, foi eleito o melhor goleiro da América do Sul, o melhor jogador do Mundial de Clubes e também o melhor da grande final. Além disso, foi colocado na sétima colocação do ranking de melhores goleiros do mundo.
Já em 2015, o arqueiro conquistou os prêmios de melhor goleiro do Campeonato Brasileiro pelo Troféu Mesa Redonda e também pelo Craque do Brasileirão. Em 2017, voltou a vencer o Troféu Mesa Redonda de melhor goleiro do torneio nacional.
Em 2018, foi a vez de ser eleito o melhor goleiro da Copa do Brasil. No ano seguinte, foi consagrado como melhor arqueiro do Paulistão e também foi o Craque da Galera na competição. Em 2020, voltou a ser o eleito o melhor jogador de sua posição no estadual e foi escolhido pelo GE como melhor goleiro do futebol brasileiro.
Por fim, em 2022, o Gigante voltou a ser eleito o melhor goleiro da Copa do Brasil e venceu os prêmios Bola de Prata e Troféu Mesa Redonda de melhor arqueiro do futebol brasileiro na temporada.
Confira as marcas de Cássio:
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Um dos maiores volantes da história do Corinthians, Biro-Biro completa 65 anos neste sábado
Há dez anos, Corinthians fazia primeiro jogo oficial na história da Neo Química Arena
Símbolo da raça corinthiana, ídolo Zé Maria completa 75 anos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados