- Por Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
Na noite do último sábado (02), o Corinthians voltou aos gramados, desta vez para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança. Na ocasião, o Timão saiu atrás, mas conseguiu o empate, além do Gigante Cássio ter completado uma importante marca pelo clube: 550 jogos vestindo as cores do alvinegro.
Com o feito, o camisa 12 do Timão se igualou a Cláudio, ex-jogador de futebol, na sétima posição entre todos os atletas que já passaram pelo Parque São Jorge. Wladimir, Luizinho, Ronaldo Giovanelli, Zé Maria, Biro-Biro e Vaguinho são quem aparecem nas primeiras seis colocações no quesito, respectivamente.
No Clube desde 2012, Cássio chegou na equipe como terceira opção de Tite, atrás do titular Júlio César e do reserva Danilo Fernandes. O ídolo da Fiel teve a sua primeira oportunidade em março, um mês após a sua chegada, contra a equipe do XV de Piracicaba, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Paulista. Na partida, fez boas intervenções e mostrou que poderia conquistar seu espaço dentro do elenco.
Após algumas falhas de Júlio César, o treinador resolveu dar mais oportunidades ao Gigante. Após isso, Cássio começou a fazer história com a camisa alvinegra. De lá pra cá, em nove anos, o goleiro se manteve na titularidade, e se tornou o segundo jogador com mais títulos pelo Corinthians. Dentre eles, sagrou-se campeão de quatro títulos Paulistas (13/17/18/19), dois Brasileiros (15/17), uma Libertadores (12), um Mundial de Clubes (12) e uma Recopa Sul-Americana (13).
Nesta temporada, Cássio vem sendo o atleta que mais entrou em campo com a camisa corinthiana. O ídolo ficou de fora de apenas duas ocasiões, quando foi infectado pelo novo coronavírus, dando oportunidade ao garoto Matheus Donelli na posição. Em 2021, o camisa 12 recebeu 44 chances, onde foi vazado em apenas 40 ocasiões – média de 0,9 gols sofridos por partida.
Veja a lista dos atletas que somam mais jogos pelo Corinthians:
Wladimir – 806 jogos
Luizinho – 606 jogos
Ronaldo Giovaneli – 602 jogos
Zé Maria – 598 jogos
Biro-Biro – 590 jogos
Vaguinho – 551 jogos
Cássio e Cláudio – 550 jogos
Olavo – 507 jogos
Rivelino – 474 jogos
Veja também:
Corinthians x São Paulo: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem
Reforços do Corinthians chegam a dez participações em gols em nove jogos no Brasileirão
Sylvinho valoriza importância de Gustavo Silva para campanha do Corinthians