- Vinícios Cotrim / Redação da Central do Timão
Cássio chegou ao Corinthians no fim de 2011, estreando apenas 2012 e sendo peça importante nas conquistas da Libertadores e Mundial. Naquele ano, o Corinthians não disputou a Copa do Brasil, portanto o goleiro estreou na competição apenas em 2013, e desde então são 10 edições seguidas buscando o único título que falta para o Gigante e o tetracampeonato para o Timão.
Em sua primeira disputa, 2013, Cássio não jogou a partida de volta, contra o Grêmio. O goleiro teve uma lesão na coxa no jogo que antecedeu a partida, dando espaço para o reserva Walter ser o titular. O jogo ficou marcado pela cavadinha do Pato, que tirou o Corinthians na competição e acabou com as chances do tetracampeonato.
Em 2014, o Corinthians entrou na primeira fase da competição, assim, Cássio jogou oito vezes naquele ano, caindo para o Atlético-MG depois de vencer por 2 x 0. Na volta, no Mineirão, o Galo venceu o Timão por 4 x 1. Eliminados novamente nas quartas de final.
No ano seguinte, em 2015, o Time do Povo acabou sendo eliminado em um clássico, contra o Santos, nas oitavas de final da competição. O Corinthians perdeu as duas partidas, na Vila por 2 x 0 e em Itaquera por 2 x 1. No entanto, o Timão se sagrou campeão do Brasileirão daquele ano, pela sexta vez.
Como em 2013, Cássio não esteve na decisão em 2016. Após passar pelo Fluminense nas oitavas da Copa do Brasil, o Corinthians novamente caiu nas quartas, desta vez para o Cruzeiro. Em 2017, o adversário foi o Inter, que na época estava na Série B. Foram dois empates por 1 x 1, sendo decidido nos pênaltis, com o Cássio pegando um. Mesmo com a defesa, o Corinthians acabou eliminado nas oitavas da competição, pelo rival gaúcho.
Depois de nove anos, o Timão chegou em uma final de Copa do Brasil. Eliminando o Vitória, a Chapecoense e o Flamengo, o Corinthians disputou o título de 2018 contra o Cruzeiro. Foi a primeira vez que Cássio chegou na final da competição com o Time do Povo, mas a equipe acabou sendo derrotada nas duas partidas, sendo 3 x 1 no agregado.
Em 2019, o adversário foi o Flamengo novamente, mas nas oitavas de final. O Corinthians perdeu as duas partidas por 1 x 0 e deu adeus à competição. 2020 e 2021 aconteceram duas eliminações inesperadas pela torcida, contra América-MG e Atlético-GO, respectivamente. Foram duas derrotas no agregado que começaram com uma derrota na primeira partida em casa.
Na atual campanha, Cássio não jogou todas as partidas, dando espaço para o Ivan contra a Portuguesa-RJ. Porém, participou do jogos contra o Santos, Atlético-GO e Fluminense, além de que será titular contra o Flamengo, nesta quarta-feira (12), às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena.
Veja mais:
Final entre Corinthians e Flamengo tem quatro candidatos à “lei do ex”
Duilio motiva elenco do Corinthians antes da final da Copa do Brasil: “É sangue no olho”