Caso Rafael Ramos: auditor do STJD vê “indícios fortes com ofensas de cunho racial” em atleta do Corinthians; entenda

  • Por Levi Natan / Redação da Central do Timão

Paulo Sérgio Feuz, auditor responsável pelo inquérito do STJD que apura a acusação de injúria racial envolvendo o lateral-direito Rafael Ramos, do Corinthians, concluiu o inquérito nesta sexta-feira (5), e viu fortes indícios de ofensas de cunho racial por parte do atleta português.

Desta forma, Paulo Feuz pediu denúncia contra Rafael Ramos com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Na Justiça Comum, o lateral-direito foi indiciado pelo delegado da Polícia do Rio Grande do Sul responsável por apurar o caso, Roberto Sahagoff.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O delegado optou por concluir o caso com o indiciamento a Rafael Ramos mesmo após o laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul definir que não era possível identificar o que foi dito pelo lateral a Edenilson.

Vale destacar que cada órgão é diferente e possui suas respectivas apurações sobre o caso. Apesar disso, a tendência é de que o STJD aguarde uma definição do caso na Justiça Comum antes de deliberar sobre o tema.

O que diz o artigo 243-G do CDJB:

“Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência:

PENA: suspensão de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, medico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de cento e vinte a trezentos e sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código, além de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Confira parte do que foi colocado no inquérito realizado pelo auditor do STJD:

O conjunto probatório elaborado neste inquérito, e principalmente a Perícia Labial contratada por este Egrégio Tribunal, demonstraram que existe indícios fortes com ofensas de cunho racial oriunda do Atleta RAFAEL ANTÔNIO FGUEIREDO RAMOS da equipe do Sport Club Corinthians Paulista, direcionada ao atleta EDENÍLSON ANDRADE DOS SANTOS, da equipe do Sport Club Internacional, ocorrida na partida realizada no dia 14.05.2022, válida pelo Campeonato Brasileiro – Série A, entre as equipes do Internacional (RS) e Corinthians (SP).

Diante do exposto e considerando o conjunto dos elementos probatórios capazes de caracterizar a prática da infração desportiva capitulada no artigo 243-G, caput, do CBJD, devendo o presente inquérito ser remetido à Procuradoria Geral Desportiva, para as providências de denúncia ao atleta RAFAEL ANTÔNIO FIGUEIREDO RAMOS, nos termos do artigo 82, parágrafo 3º, do CBJD”, explicou o auditor Paulo Sérgio Feuz.

Veja mais:

Corinthians marca apresentação de Fausto Vera após ‘correria’ e três jogos em seis dias

Corinthians se solidariza por morte do humorista e apresentador Jô Soares, falecido aos 84 anos

Guilherme Dalla Déa avalia desempenho do Corinthians na estreia do Brasileirão Sub-17

Notícias do Corinthians

Rolar para cima