- Por Bruno Pantarotto / Redação da Central do Timão
O Corinthians enfrenta o Independiente del Valle na noite desta quarta-feira, 07, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, capital do Equador. Caso o Timão perca para os equatorianos, a equipe de Vanderlei Luxemburgo será eliminada da fase de grupos da Libertadores, feito que não acontece há 46 anos.
A última vez e única vez que o Corinthians foi eliminado nesta fase da competição ocorreu em 1977, primeira participação do clube na Libertadores. Em um grupo com Internacional, campeão brasileiro, El Nacional e Deportivo Cuenca, ambos do Equador, apenas o primeiro colocado de cada chave se classificava.
O Timão perdeu os dois jogos no Equador, saiu derrotado para a equipe gaúcha no Estádio Beira-Rio e empatou em São Paulo. Dessa forma, a equipe comandada por Oswaldo Brandão foi desclassificada em terceiro lugar.
Desde lá, o Corinthians teve mais 11 participações na fase de grupos do torneio continental, tendo passado na liderança do grupo em onze delas. A única vez que isso não aconteceu foi no ano passado, quando a equipe de Vítor Pereira não superou o Always Ready, da Bolívia, dentro de casa e ficou na segunda colocação, atrás do Boca Juniors, que veio a ser eliminado para o Timão nas oitavas de final.
Para o duelo desta noite, Vanderlei Luxemburgo deve mandar uma equipe com força máxima, a mesma que venceu o Atlético-MG e conseguiu uma vitória histórica na Copa do Brasil. Dessa forma, um provável Corinthians tem: Cássio; Bruno Méndez, Gil e Murillo; Fagner, Fausto Vera, Maycon, Renato Augusto e Matheus Bidu; Roger Guedes e Yuri Alberto.
Veja mais:
Pode ser eliminado hoje? Saiba o que o Corinthians precisa para se classificar na Libertadores