Nesta sexta-feira, 24/11, Corinthians e Bahia se enfrentam em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão, na Neo Química Arena. A partida também terá uma ação conjunta dos dois clubes para reforçar o combate ao racismo, na semana do Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil na última segunda-feira, 20. O goleiro alvinegro Carlos Miguel destacou a importância da campanha.
“A importância mundial de uma causa que muitos brigam até hoje e ainda tem muito preconceito. É importante. Não só agradecer ao Corinthians de estar fazendo isso (campanha), mas a todos os clubes brasileiros também, e mundialmente“, declarou Carlos Miguel, que é negro, em vídeo divulgado pela Corinthians TV.
“É tentar mostrar para o pessoal que todos são iguais, independente de suas cores. É legal estar participando em prol dessa causa, que eu tento estudar e entender. Querendo ou não, estamos sempre aprendendo coisas diferentes”, completou.
Entenda a ação
Dez gravuras em impressão Fine Art da obra “Futebol”, de Francisco Rebolo (1902-1980), responsável pela criação do atual escudo do clube, serão autografadas por jogadores do elenco do futebol masculino. As cópias autografadas serão vendidas na loja Poderoso Timão, na Neo Química Arena, no dia do jogo entre Corinthians e Bahia.
O quadro original foi o primeiro a retratar um negro em condição de igualdade na disputa de um jogo de futebol contra um homem branco, em 1936. A renda das vendas será 100% designada ao projeto social Plano de Menina, instituição que busca capacitar meninas da periferia e conectá-las a oportunidades profissionais.
As gravuras Fine Art serão vendidas junto ao livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, de Mário Filho, que fala sobre a formação social brasileira de acordo com a popularização do esporte. Copos especiais em referência à campanha também serão vendidos na Neo Química Arena e terão a arrecadação destinada para a Plano de Menina.
Corinthians e Bahia também se unirão através de um patch especial em seus uniformes, simbolizando a luta negra. Os clubes farão publicações conjuntas nas redes sociais com a mensagem #JogoContraORacismo. Antes do início do jogo, um minuto de silêncio será realizado com a mensagem estampada nos telões do estádio.
Veja o vídeo divulgado pelo Corinthians:
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Há oito anos, reservas do Corinthians humilhavam São Paulo na festa do título do Brasileirão de 2015
Jovem do Corinthians se destaca e entra no primeiro quinteto sub-22 do NBB 2023/24
Goleira do Corinthians faz palestra para crianças de comunidade na semana da Consciência Negra
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados