As eleições presidenciais do Corinthians estão marcadas para o dia 25 de novembro e, cada vez mais, o cenário político do clube vai esquentando semanas antes do pleito. Na noite do último domingo, 9, a CNN Brasil divulgou, na íntegra, entrevistas dos dois candidatos à presidência alvinegra, André Luiz de Oliveira (situação) e Augusto Melo (oposição), que responderam os mesmos questionamentos.
Entre os temas abordados, André “Negão” e Augusto Melo foram questionados sobre a possibilidade de, em suas eventuais gestões, o Corinthians se transformar em uma Sociedade Anônima do Futebol. O candidato de situação disse que vê a venda de ações do clube como algo benéfico para a captação de recursos financeiros, enquanto o oposicionista se colocou “completamente contra” a SAF.
A Central do Timão separou, abaixo, as falas dos dois candidatos no programa CNN Esportes S/A sobre a possibilidade de o Corinthians se transformar em SAF no futuro:
Resposta de Augusto Melo:
“Eu, como um dos 37 milhões de torcedores, sou completamente contra a SAF. Gostaria muito de poder ter algumas ações, futuramente, em relação ao Corinthians. Mas eu, na minha gestão, como presidente e como torcedor, sou totalmente contra a SAF.”
Resposta de André Luiz de Oliveira:
“Eu não sei se eu consigo fazer com que todo mundo entenda o que vai acontecer com a SAF. A SAF, hoje, é um projeto que parece que está dando certo (no futebol brasileiro). Então, eu tenho acompanhado e lido algumas coisas interessantes. Quando a pessoa fala em SAF, nós temos que explicar para o torcedor. A SAF não é vender o clube. A SAF não é do jeito que as pessoas estão analisando.”
“O que precisamos fazer no momento? Precisamos criar um grupo de análise para ver a melhor forma de como essa SAF caberia no Corinthians. Nesse ano, estamos para chegar em arrecadação de quase R$ 1 bilhão. Então, você praticamente no volume difícil de passar para frente. Então tem que buscar dinheiro no mercado. Para buscar dinheiro no mercado, você tem que se transformar em SAF.”
“Eu acho que teremos que fazer um estudo, pegar pessoas de mercado, que consigam entender e nos ilustras com informações, para mostrar para o Conselho do Corinthians, para os associados, para o Cori (Conselho de Orientação), para o Conselho Deliberativo, para o Conselho Fiscal… E aí, vejo com bons olhos. Talvez, futuramente, o Corinthians vá pensar em fazer SAF.”
“Mas com essas garantias que eu falei do patrimônio. Você tem um patrimônio e consegue monetizar o patrimônio dentro da SAF. Através desse patrimônio, trazer dinheiro para ajudar nas finanças do clube.”
“O que eu quero, é que as pessoas entendam que a SAF não é vender o clube. Eu também tinha esse entendimento. Eu achava que o Time do Povo não pode ser vendido, mas a SAF não é isso. Ela te dá uma possibilidade de fazer uma empresa, podendo ir para o mercado e trazer dinheiro dentro do clube. Você não está vendendo o clube, você está pondo para que as pessoas invistam no clube.”
“Hoje, somos uma associação sem fins lucrativos e as pessoas querem colocar dinheiro, mas têm certo receio, porque muda de presidente e, de repente, quando tiver SAF, vai ter um grupo de executivos que vai fiscalizar isso. Eu não quero dizer que eu vou fazer SAF. Vamos ter um grupo que vai analisar e ver a melhor forma.“
“Se for necessário, melhor para o clube e interessante, é certeza o que podemos fazer. Esse pode ser um dos caminhos, colocar patrimônio em capital aberto para captar dinheiro. É uma forma de SAF. Você não está vendendo nada, muito pelo contrário, está trazendo recurso para dentro do clube. É isso que pretendemos pensar e tentar estruturar.“
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Uruguai convoca zagueiro do Corinthians para jogos contra Colômbia e Brasil nas Eliminatórias
Mano Menezes rebate rótulo de técnico defensivo e indica que não vai montar Corinthians ‘retrancado’
Semana do Corinthians tem decisões nas quadras e na base e rodada dupla da Libertadores Feminina
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados