O dia 17 de janeiro marca o início da trajetória de dois grandes nomes da história do Corinthians com a camisa alvinegra. Nesta data, há exatos 15 anos, o ex-zagueiro Chicão e o ex-lateral e atual gerente de futebol do clube, Alessandro, entravam em campo pela primeira vez com o manto corinthiano, em vitória por 3 x 0 sobre o Guarani, pelo Paulistão de 2008, no Morumbi.
Chicão e Alessandro foram contratados pelo Corinthians como dois dos principais reforços para o início da reconstrução do clube, no ano seguinte ao rebaixamento inédito à Série B, em 2007. Sob o comando do técnico Mano Menezes, o Timão foi remodelado em 2008 e teve no ex-zagueiro e no ex-lateral duas peças importantes para o título da segunda divisão e o consequente acesso à Série A.
Chicão e Alessandro permaneceram no Corinthians entre 2008 e 2013. No período, conquistaram alguns dos principais títulos da história alvinegra, como a Libertadores e o Mundial de 2012, o Brasileirão de 2011 e a Copa do Brasil de 2009, além de outras taças, como os Paulistas de 2009 e 2013, a Série B de 2008 e a Recopa Sul-Americana de 2013.
Pilares de uma defesa sólida comandada por Mano Menezes e Tite, Chicão e Alessandro disputaram mais de 200 jogos pelo Corinthians. O ex-zagueiro entrou em campo 247 vezes, enquanto o ex-lateral vestiu a camisa alvinegra em 258 partidas.
Chicão sustenta, até os dias atuais, a marca de segundo zagueiro com mais gols marcados na história do Corinthians. Exímio cobrador de faltas e pênaltis, o ex-zagueiro balançou as redes 42 vezes pelo clube e só está atrás de Grané no ranking. O ídolo alvinegro se despediu do Timão em agosto de 2013, quando se transferiu para o Flamengo.
Já Alessandro detém o posto de quarto lateral-direito com mais jogos na história do Corinthians. Bastante respeitado pela torcida, foi capitão nas conquistas da Libertadores e do Mundial em 2012 e se aposentou em dezembro do ano seguinte. Logo em seguida, iniciou a carreira como dirigente, ocupando o cargo de coordenador até 2016, quando herdou a função de gerente de futebol após a saída de Edu Gaspar.
Alessandro ficou na diretoria do Corinthians até 2019, quando deixou o clube e foi substituído pelo ex-zagueiro Vilson Menezes. Em janeiro de 2021, o ex-lateral retornou ao CT Dr. Joaquim Grava no começo da gestão do presidente Duilio Monteiro Alves para reassumir o cargo de gerente de futebol.
Veja mais:
Fausto não sofre fratura, mas pode desfalcar o Corinthians por três jogos
Onde assistir? Corinthians recebe Água Santa em busca de primeira vitória na temporada
Árbitro tradicional do futebol paulista apita Corinthians x Água Santa
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados