Na última sexta-feira (16), foi comemorado uma década da conquista do segundo Mundial de Clubes da FIFA vencido pelo Corinthians, que aconteceu em 2012, contra o Chelsea. O triunfo também marca a última vez que um sul-americano se sagrou campeão da competição, que acontece todos os anos.
Também nesta última sexta, o presidente da Federação Internacional de Futebol Associado, ou apenas FIFA, Gianni Infantino, confirmou que a competição mundial mudará seu regulamento a partir de 2025. Com a nova fórmula, o torneio passará a aconteceu de quatro em quatro anos, como a Copa do Mundo, e contará com 32 clubes.
Campeão da Libertadores e do Mundial, o zagueiro Chicão comentou sobre a possibilidade do novo formato da competição e sobre a dificuldade que o Corinthians teve na disputa contra o Chelsea, em 2012.
“O Corinthians foi o último time sul-americano que venceu o Mundial e, agora, com essa mudança, acho que vai ficar um pouco mais difícil. Foram dois jogos, não quer dizer que também foi fácil ganhar o Mundial (em 2012), mas agora complica um pouquinho, com 32 clubes, vai ficar bem difícil para os sul-americanos“, disse o ex-jogador.
Já sobre a dificuldade do Corinthians conquistar o título novamente, Chicão disse que primeiro tem que pensar na Libertadores, competição que o Timão chegou apenas nas quartas em 2022, e, após conseguir o título continental, deve pensar no Mundial. Ele também afirmou que não seria difícil só para o Time do Povo, mas para todos os sul-americanos.
Veja mais:
Apenas um auxiliar de Vítor Pereira no Corinthians deve acompanhar o técnico no Flamengo
Guarani renova contrato com lateral-esquerdo Matheus Bidu, alvo do Corinthians
Corinthians treina movimentação tática em quarto dia de pré-temporada
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados