- Por Eduardo Costa / Redação da Central do Timão
Nesta sexta-feira (31), Zenon, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, completa 69 anos. Integrante da Democracia Corinthiana, o meia atuou em mais de 300 partidas pelo Timão, onde ficou marcado pela sua técnica refinada. O camisa 10 era um dos jogadores mais inteligentes de sua época.
Em suas redes sociais, o Corinthians celebrou o aniversário do ídolo do clube e postou um compilado com os seus lances. “Ídolo e camisa 10 do Timão na década de 80, Zenon completa 69 anos de vida! Parabéns, craque! O aniversariante do dia jogava MUITA bola”. Confira o post oficial abaixo.
Zenon iniciou sua carreira no futebol jogando no Hercílio Luz, de Santa Catarina, após ser rejeitado na base do Grêmio. No entanto, apareceu no cenário nacional com a camisa do Avaí, antes de se destacar pelo Guarani-SP, ao lado do centroavante Careca e chegar até a Seleção Brasileira.
Sonho antigo do presidente Vicente Matheus, que em 1981 foi pessoalmente buscá-lo na Arábia Saudita, onde jogava pelo Al-Ahli, Zenon veio suprir uma carência no meio-campo Alvinegro existente desde a saída de Roberto Rivellino, outro grande ídolo da história corinthiana.
No Parque São Jorge, o maestro formou um dos melhores meios de campo da história do clube ao lado de Dr. Sócrates e Biro-Biro. Um dos momentos inesquecíveis para a Fiel Torcida foi o passe de calcanhar que ele deu para Sócrates, na conquista do segundo título Paulista em 1983. Com a camisa do Corinthians, o ex-futebolista atuou até 1986, disputou 306 partidas, marcou 60 gols e conquistou dois títulos paulistas (1982 e 1983).
Confira os posts do Corinthians celebrando o aniversário de Zenon:
Veja mais:
Corinthians conta com 10 atletas da base em preparação para enfrentar o Liverpool
Ranking de artilheiros do Corinthians Sub-20 é ampliado após vitória contra o Cuiabá; veja lista
De olho em Copa do Mundo e Olimpíadas, lateral do Corinthians celebra convocações à Seleção