O Projeto de lei suspende os pagamentos de dívidas dos clubes de futebol durante o período de calamidade pública relacionada ao novo coronavírus
O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira, dia 2 de junho, o Projeto de Lei 1013/20, do deputado Hélio Leite (DEM-PA), que suspende os parcelamentos de débitos dos times junto à Receita Federal, à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e ao Banco Central, todos previstos no Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro).
Com os jogos dos campeonatos nacionais e estaduais suspensos ou ocorreram sem público, devido às medidas de isolamento social e restrições de aglomerações, os clubes perderam suas bilheterias, principais fontes de receita. Outra parte afetada é a debandada de patrocinadores. Sem perspectiva de data para o reinício do futebol, vários clubes já anunciaram a suspensão ou encerramento de contratos de patrocínio.
Leia mais: “A culpa e a conta não são minhas” – Elenco do Corinthians se posiciona contra projeto de lei
Leia mais: Corinthians perde patrocinador da equipe principal
O Corinthians, que já tinha dois patrocínios suspensos, comunicou nesta segunda o encerramento do contrato com a MarjoSports Live Score, startup de tecnologia voltada ao mundo do entretenimento esportivo, parceira desde 2019. A MarjoSports expunha sua marca no manto alvinegro, backdrops de entrevistas, placas estáticas no Centro de Treinamento, site e posts nas mídias sociais.
“Acreditamos ser importante a suspensão dos pagamentos para a situação dos clubes não se agravar e prejudicar os efeitos positivos que o Profut pretende gerar”, salientou o deputado Hélio Leite.
No momento, o Brasil tem, oficialmente, 526.447 infectados pelo coronavírus Covid-19 e 29.937 mortos. Este é o segundo maior número do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão