O Corinthians terá, ao menos, uma nova cara para o sistema defensivo na próxima temporada. E trata-se de um reforço formado no clube, mas que nunca teve oportunidade profissional com a camisa alvinegra: o zagueiro Caetano, que deve ganhar chances em 2023 após seis empréstimo consecutivos.
Caetano apareceu em uma das fotos divulgadas pelo Corinthians do treino da última quarta-feira, dia da reapresentação do elenco alvinegro depois de um mês de férias. O zagueiro, de 23 anos, foi titular do Goiás na última Série A e, novamente, se destacou, chamando a atenção do clube que detém seus direitos econômicos.
Agora amadurecido após acumular empréstimos para Oeste (duas vezes), Coritiba, São Caetano, CRB e Goiás desde 2019, Caetano será opção para Fernando Lázaro em um setor que deve perder, ao menos, dois jogadores: Robson Bambu, que não terá sua cessão renovada junto ao Nice, da França, e Raul Gustavo, que está perto de ser emprestado ao Cruzeiro.
Assim, Fernando Lázaro deve contar com Caetano, Robert Renan, Balbuena, Bruno Méndez e Gil na zaga, pelo menos neste início de temporada. Há, ainda, a possibilidade de Murillo ser aproveitado após o término da Copa São Paulo, em janeiro. Nascido em 2002, o zagueiro de 20 anos não terá mais idade para atuar em categorias de base depois da Copinha.
Caetano possui passagem pelas categorias de base do Vasco, e chegou ao Corinthians para o sub-20, em 2018. O zagueiro rapidamente ganhou destaque e foi inscrito pelo clube na Copa São Paulo de 2019. Canhoto, também pode atuar como lateral-esquerdo, função exercida em algumas oportunidades naquela edição da Copinha.
Apesar do destaque no sub-20, Caetano nunca foi aproveitado pelo Corinthians no profissional. Ele, aliás, demorou a despontar em times principais, e só foi ter destaque no CRB, onde atuou no segundo semestre de 2021. Seu desempenho atraiu interesse do Goiás, clube pelo qual foi titular ao longo de 2022, sendo um dos principais defensores sub-23 do Brasileirão Série A.
As atuações no Goiás atraíram olhares de outros clubes brasileiros. Recentemente, o Vasco surgiu como um interessado em Caetano, e o Corinthians até chegou a estipular o preço de 3 milhões de euros (R$ 16,5 milhões) para vendê-lo, de acordo com o jornal LANCE!. O Timão, no entanto, decidiu reintegrar o zagueiro em seu elenco para 2023.
Veja mais:
Corinthians mantém metas esportivas controladas e planeja arrecadação recorde em 2023
Conselho do Corinthians aprova contas de 2022 e previsão orçamentária para 2023
Mateus Vital se despede oficialmente do Corinthians: “fui muito feliz”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados