Conhecido por sua vontade de jogar e sua raça em campo, o ex-lateral Zé Maria será o próximo ídolo do Corinthians a receber homenagem com busto no Parque São Jorge. A inauguração vai acontecer no dia 11 de novembro, às 11h, na sede do clube social. O dia escolhido pelo clube, importante ressaltar, será o mesmo em que o ex-atleta completará 51 anos de sua estreia vestindo o manto alvinegro.
Super Zé, como é apelidado pela Fiel Torcida, será o 11º jogador que ganhará um busto na sede social do Timão. Antes dele, Neco, Luizinho, Cláudio, Baltazar, Sócrates, Rivellino, Teleco, Marcelinho Carioca, Ronaldo Giovanelli e Wladimir foram homenageados. Ronaldo Fenômeno também terá um busto, mas com data prevista para março de 2022.
Zé Maria atuou com a camisa alvinegra por 13 anos, sendo um dos jogadores com mais jogos pelo Corinthians. Ao todo o ídolo participou de 598 jogos, onde foi responsável por anotar 17 gols, além de ser tetracampeão Paulista, tendo conquistado o título nos anos de 1977, 1979, 1982 e 1983.
Jogar com raça era seu lema e, se precisasse, dava o sangue pelo time. E, apesar de não ter conseguido título na Copa do Mundo de 1974, deu muita alegria à torcida corinthiana. Na final do Paulistão de 1979, mesmo com um corte na cabeça e com a camisa manchada de sangue, Zé permaneceu em campo até o apito final e deu o título ao Corinthians.
Foi do pés de Super Zé que saiu um dos gols mais memoráveis da história alvinegra, marcado por Basílio, na quebra do jejum de 23 anos sem o título Paulista. Após cobrança de falta, o cruzamento do camisa 2, Basílio desvia a bola para área, Vaguinho ficou livre, ao acertar o travessão a bola sobra para Wladimir que cabeceou em cima do defensor da Ponte Preta, que por fim cai nos pés de Basílio para estufar as redes.
Veja também:
Corinthians projeta renda superior a R$ 1,2 milhão com venda de ingressos para jogo de segunda
“Romário e Ronaldo foram melhores que CR7 e Messi”, diz ex-meia do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados