Fisioterapeuta do Corinthians, Bruno Mazziotti atualizou a situação clínica dos atletas que estão à disposição do departamento médico do clube. Em vídeo divulgado pelo canal oficial do clube no YouTube, o profissional detalhou sobre o momento de recuperação de cada jogador.
Bruno Mazziotti começou falando dos atletas com as lesões mais simples, que são os casos de Adson, Xavier, Renato Augusto, Balbuena e Maycon, que segundo o profissional, podem estar à disposição da comissão técnica a partir da próxima semana. Depois, Bruno ponderou acerca das lesões mais graves, como é o caso de Gustavo Mosquito, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito no último jogo, diante do Fluminense.
Adson e Xavier: “A situação do Adson e do Xavier são atletas que estão na eminência já de sair dentro do processo de transição. O Adson com uma lesão muscular que evoluiu muito bem, está com oito dias dessa lesão e normalmente o período é de 20 dias. A gente está adiantando um pouco o nosso processo justamente em função dessa resposta, então a gente tem a possibilidade de contar com o Adson na semana que vem entrando em uma fase de treinamento com o grupo, que é uma fase importante onde a gente começa a colocar o nosso critério de liberação total para a volta aos jogos. O Xavier, com uma tendinite no joelho direito, já se recupera muito bem, já iniciou a fase de transição. Na fase seguinte agora é treino com o grupo, então a partir de sábado ele começa a treinar com o grupo e a boa notícia é que a gente tem um atleta voltando dentro deste comportamento de saúde e performance.”
Renato Augusto e Balbuena: “O outro grupo que é Balbuena e Renato Augusto, que saíram no último jogo com uma queixa de posterior, parecida para os dois, justamente em função da questão do número de jogos, da proximidade, o calendário muito denso, mas já estão dentro em um contexto de processo de treinamento porque não há uma necessidade, uma lesão grave, não tem uma ruptura muscular e sim, um reajuste em função de uma fádiga muscular que tenha ocasionado pelo número de jogos, então na semana que vem também tem a chance de contar com esses atletas em uma fase de volta em treinamento com o grupo de forma parcial até a liberação total.”
Maycon: “O Maycon que a gente vem em um processo de recuperação da panturrilha, então a gente tem um pouco mais de cuidado. Atletas que vêm com esse tipo de lesão tem que ter um cuidado muito maior para que a gente tenha critérios de evolução. O Maycon veio, foi liberado e voltou a jogar, a gente tem ali uma sequência de quatro, cinco jogos, e tirou ele agora para poder recondicionar um pouco. Na nossa avaliação, a gente percebeu que o atleta precisa trabalhar um pouco mais esse condicionamento físico, até para ter uma melhor performance dentro do jogo. O Maycon entrou nesse processo de condicionamento durante a semana que passou agora para que na semana seguinte a gente tenha condição de contar colocar o Maycon também voltando com o grupo e aí a participação nos jogos.”
Júnior Moraes: “A situação do Júnior Moraes, já coloquei aqui para vocês de forma antecipada desde o mês de setembro ele continua nesse processo de reabilitação. A gente tem evoluído muito na condição de detalhamento dessas informações, o Júnior tem participado de treinos, até mesmo de ser inserido no contexto de jogo, mas vai ser assim até o final do ano. É importante a gente ressaltar, foi uma lesão complexa, estamos cuidando da saúde do atleta. O Júnior hoje é um ativo do clube, a gente sabe o quanto ele se dedica. Acredito muito no trabalho que vem se desenvolvendo com ele, estamos trabalhando com o Júnior para a próxima temporada, claro que é uma situação que a gente não gostaria, mas a gente tem a necessidade de ser responsáveis por qualquer tipo de ação que tomamos com o atleta. A gente mantém o Júnior nesse processo de recuperação porque a gente entende que há a necessidade de manter esse tipo de trabalho até o final do ano. Isso não quer dizer que o atleta não possa estar dentro das próximas partidas, mas isso vai de acordo com as nossas avaliações semanais com esse atleta.”
Paulinho: “O Paulinho segue seu processo de evolução de forma muito satisfatória, mais de cinco meses da cirurgia, já entra em uma fase de bastante treinamento no campo, vem respondendo de forma muito boa. A gente tem a preocupação de trabalhar com ele cada semana um pouco mais de inserção ao campo para que ele interrompa isso nas férias, faça o trabalho de manutenção e no início da próxima temporada também já ter o Paulinho muito próximo de trabalho com o grupo para que a gente possa ter o atleta ao longo da temporada seguinte.”
Gustavo Mosquito: “Notícia triste que foi a notícia da confirmação da lesão do cruzado do Mosquito. A gente tem um trabalho agora de pré-operatório que minimiza a condição de dor do atleta e melhora um pouco a condição funcional deste joelho para que a cirurgia quando for feita esteja na melhor condição possível. A gente já sabe quais são os procedimentos, é uma recuperação longa, a preocupação nossa agora é cuidar do psicológico do atleta para que possa suportar o processo de recuperação que é sempre longo e doloroso no sentido de buscar força e entender que a necessidade de focalizar toda sua energia para uma recuperação rápida e plena. A recuperação rápida e plena neste momento fazem parte de um processo longo que pode durar até nove meses. A gente espera que tudo ocorra bem nessa cirurgia e tenho certeza que sim, o Joaquim Grava que é o médico responsável por este tipo de caso, tenho total confiança de que a gente vai ter boas notícias após a cirurgia e iniciar o processo de recuperação já nos primeiros dias para que a gente tenha boas notícias na temporada seguinte.”
Veja mais:
Jogadores do Corinthians publicam mensagens de apoio para Gustavo Mosquito após grave lesão
Ryan comenta classificação para a final do Paulista Sub-20: ”O grupo é muito forte”
Corinthians perde para o São Paulo, mas se classifica para a final do Paulistão Sub-20
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados