Neste domingo (13), o Campeonato Brasileiro de 2022 chegou ao fim. E como nas edições anteriores, o VAR e a arbitragem se tornou pauta principal em muitos jogos. Neste ano, o árbitro de vídeo teve um aumento de 18% no tempo médio de jogo parado em relação ao Brasileirão passado.
Além do tempo maior na paralisação das partidas, o VAR teve um índice de mudança de decisões maior do que em 2021. Neste Brasileirão, cerca de 12% a mais das chamadas do árbitro de vídeo fizeram com que o juiz da partida mudasse a sua decisão inicial. Todo o levantamento foi feito pelo ge.
O tempo médio de paralisação nos jogos foi de 1 min e 30s, na edição passada a média era de 1 min e 16s. Em relação às mudanças de decisão, ocorreu 172 vezes neste Brasileirão, sendo 109 alterações em que o juiz teve de ir ver o lance. No ano passado, a intervenção ocorreu 154 vezes, com 96 sendo necessária à chamada ao árbitro de campo.
A sétima rodada do Campeonato foi a que mais teve mudanças de decisões por causa do VAR, 10. Nesta ocasião, o Corinthians enfrentava o São Paulo na Neo Química Arena. O jogo teve um gol de Jô, que foi confirmado em campo e anulado após intervenção do VAR. O Majestoso terminou em 1 x 1.
Veja mais:
Cássio, do Corinthians, é eleito o melhor goleiro do Brasileirão no Prêmio Bola de Prata ESPN
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados