Em outras oportunidades na história, campeonatos no Brasil começaram em uma temporada e se estenderam até o ano seguinte
Março de 2020 e o mundo do futebol vive uma série de incertezas. O Campeonato Paulista está paralisado por tempo indeterminado e outras competições mundo afora, como a Eurocopa, foram adiadas. Tudo por conta do coronavírus, pandemia que vem provocando contaminações em todos os quatro campos do planeta.
Perante o cenário, a CBF começa a projetar futuros possíveis para o Campeonato Brasileiro. Atrasar o início da competição e estendê-la até 2021 pode ser uma das ideias colocadas à mesa. Na história do futebol brasileiro, temos outros momentos em que um torneio de uma temporada durou até o ano seguinte. Relembre alguns deles!
O “Paulista do IV Centenário”, como o próprio nome diz, marcava as comemorações pelos 400 anos da cidade de São Paulo. Assim, o vencedor seria considerado o “campeão dos próximos 100 anos”, já que um novo aniversário dessa magnitude só acontecerá em 2054. O torneio foi tão importante que o Corinthians chegou a abandonar outras competições só para manter o foco na disputa.
Nesse cenário, devido às comemorações pelo aniversário da cidade, o campeonato se estendeu por um tempo. A final aconteceu apenas no dia 6 de fevereiro de 1955. Na ocasião, o Corinthians empatou com o Palmeiras graças a um gol de Luizinho, o Pequeno Polegar. O resultado foi suficiente para dar o título ao Timão, tornando-se um dos mais importantes de toda a história do Alvinegro paulista.
O nacional de 1977 começou apenas no dia 15 de outubro daquele ano. À época, o torneio contava com 62 clubes na mesma divisão, o que fazia a tabela chegar até o ‘Grupo V’, algo inimaginável no futebol atual. O regulamento contava com três fases, repescagem, semifinal e final. Essa última, inclusive, aconteceu apenas em março de 1978, quando o São Paulo derrotou o Galo nas penalidades e ficou com o título.
Já não bastasse o atraso anterior do Brasileirão, em razão da Copa do Mundo disputada na Argentina, o Paulista de 1978 começou apenas no segundo semestre. A competição então se arrastou até junho de 1979. A final do campeonato foi protagonizada por Santos e São Paulo. O time da baixada santista venceu o torneio após uma vitória e um empate.
Em decorrência da Copa do Mundo do México, disputada entre os finais de maio e junho de 1986, o Campeonato Brasileiro daquele ano teve início no segundo semestre. Por conta disso, a final só foi disputada no ano seguinte, a exemplo dos outros campeonatos citados. Apenas no ano de 1986, Guarani e São Paulo entraram em campo para disputar a última partida pelo título, que ficou com os tricolores do Morumbi.
Em 1987, houve uma cisão entre a CBF e o chamado Clube dos 13, já que a Confederação tinha problemas para organizar o campeonato nacional daquele ano. Toda a confusão entre os dois lados atrasou o início do torneio, que foi começar só no segundo semestre. A competição foi dividida em dois módulos, amarelo e verde. O campeão e o vice de cada um se enfrentariam em um quadrangular final. Assim, classificaram-se Sport e Guarani por um lado; e Flamengo e Internacional pelo outro.
As finais aconteceriam já em 1988. Porém, Flamengo e Internacional se recusaram jogá-las. Com isso criou-se uma grande disputa: quem é o Campeão Brasileiro de 1987? Flamengo ou Sport? Tal pergunta é uma das maiores polêmicas do futebol do Brasil. Judicialmente, a vitória foi concedida ao Sport, sendo o único título do clube de Recife.
Até o momento não há quaisquer decisão da CBF sobre o assunto. A entidade aguarda os desdobramentos da pandemia para formular qualquer ação.
Leia também: - Com reuniões canceladas, mudanças no estatuto e votação das contas do Corinthians podem não acontecer; - Portais turcos cravam interesse de Corinthians em ex-gremista.
Notícias do Corinthians
Por: Gabriel Gonçalves / Redação da Central
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados