Restam apenas dois jogos para definir os classificados às quartas de final do Estadual; o único do grupo D que tem situação tranquila é o Red Bull Bragantino, já classificado
Com a confirmação do retorno da disputa do Campeonato Paulista para o dia 22 de julho, volta à tona a situação complicada do Corinthians no estadual. O Timão tem os mesmos 11 pontos da Ferroviária, lanterna do Grupo D, e volta a campo para enfrentar o Palmeiras, em Dérbi, na Arena.
Em grupo considerado por muitos, no início do campeonato, como “fácil”, o Timão viu sua vida se complicar. Com apenas duas vitórias em 10 jogos, a equipe do Parque São Jorge corre risco iminente de não se classificar às quartas de final.
Dos adversários, Red Bull Bragantino, Guarani e Ferroviária, apenas o primeiro tem situação tranquila. Vejamos o cenário que se apresenta neste momento de retomada para cada um.
Quarto na classificação geral e primeiro do grupo D, o Red Bull Bragantino se prepara para a partida contra o São Paulo, fora de casa. Com a classificação às quartas de final já garantida, o Massa Bruta disputa antes do mata-mata esse jogo contra o Tricolor e um confronto diante do Botafogo-SP.
Na próxima quinta-feira, 23, encara o São Paulo, às 20h, no Morumbi. No domingo, 26, o time enfrenta o Botafogo-SP, às 16h, no estádio José Liberatti, em Osasco.
O time é o líder do Grupo D, com 17 pontos. Ao GloboEsporte.com, o zagueiro Léo Ortiz afirmou que essas duas partidas da fase de classificação devem servir para o time recuperar o ritmo de jogo após quatro meses sem jogar.
Os resultados dos seus jogos não interferem na classificação do Corinthians.
Com a situação bem encaminhada no campeonato, o Guarani retorna à competição na próxima quinta-feira (23) e se o Corinthians não vencer o Dérbi, e a Ferroviária não vencer o Ituano, ambas as partidas no dia anterior (22), o time de Campinas pode entrar em campo contra o Botafogo-SP, já classificado às quartas de final.
Caso os dois vençam, o Guarani terá que vencer seu jogo para se garantir nas quartas já na quinta.
Se não conseguir a vitória, o Guarani terá mais uma chance no domingo, às 16h, contra o São Paulo. Graças à ótima fase antes da paralisação, o Bugre briga ainda pela liderança do grupo. Nas dez partidas disputadas até o momento, foram quatro vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. No último jogo, triunfo de virada por 3 x 2 no Dérbi contra a Ponte Preta.
Tido como zebra no sorteio das chaves, o Guarani surpreendeu antes da paralisação provocada pelo coronavírus e está em segundo lugar do Grupo D, com 16 pontos, cinco a mais que Corinthians e Ferroviária e um atrás do líder Bragantino.
O cenário para o Guarani não se classificar é ele perder seus dois jogos e o Corinthians vencer seus dois.
Mesmo com chances remotas de classificação, o técnico Dado Cavalcanti afirmou que a Ferroviária não está no Campeonato Paulista apenas para participar e vai com todas as forças em busca de uma das vagas na segunda fase da competição.
A Locomotiva é última colocada no Grupo D, com 11 pontos, e está há cinco do Guarani, segundo colocado na chave. Para se classificar, o time grená precisa vencer os dois últimos jogos e torcer por dois tropeços do Bugre e do Corinthians.
Diante do pouco tempo de preparação que os times tiveram antes do reinício da competição, a AFE deverá ter mudanças para o retorno aos gramados, mudando o estilo de jogo que a equipe apresentou na primeira parte da competição.
Na rodada de retorno, a AFE encara o Ituano na próxima quarta-feira (22), às 16h30, no Canindé. Já na última partida da primeira fase, a Locomotiva enfrenta a Inter de Limeira no domingo (26), às 16h, no Morumbi.
O time de Araraquara está em 11º na classificação geral, atrás do Corinthians apenas por saldo de gols.
Na 10ª posição geral na tabela e em terceiro no grupo, ao Corinthians só resta um cenário para a classificação à fase seguinte: vencer seus dois jogos e torcer por tropeço dos adversários do seu grupo.
A situação não é cômoda, mas o Corinthians se apega à possibilidade de conseguir o registro do atacante Jô, que tem trabalhado normalmente com o grupo e tem chances, sim, de estar apto para a estreia no estadual. Everaldo está pronto para assumir a posição de Jô no Dérbi.
Os desfalques ficam por conta de Víctor Cantillo, diagnosticado com Covid-19, e segue afastado em isolamento. O zagueiro Pedro Henrique, negociado com o Athletico, é outro titular que só jogará o Dérbi, caso a Fifa não autorize a negociação com o clube paranaense. Caso a negociação prospere, Bruno Méndez ou Danilo Avelar será seu substituto.
A tendência é que o Corinthians vá a campo no Dérbi com: Cássio, Fagner, Gil, Pedro Henrique (Bruno Méndez ou Danilo Avelar) e Sidcley; Gabriel, Camacho e Luan; Ramiro, Jô (Everaldo) e Boselli.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Leia mais:
+ Corinthians oferece CT Joaquim Grava para Athletico treinar para o Brasileirão
+ Campanha “Noite dos Cristais” do Corinthians leva quatro troféus em premiação em Portugal
+ Testes para Covid-19 e treino coletivo marcam a manhã do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados